Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Varoto, Paulo Sergio
Gonçalves, Luiz Augusto Martin
Título em Português
Indicadores de evolução acadêmica do curso de engenharia mecatrônica da EESC/USP
Palavras-chave em Português
Análise estatística de questionários
Ensino de engenharia
Amostra aleatória simples
Processo de mudança do ensino superior
Engenharia mecatrônica
Resumo em Português
Este trabalho propõe alguns indicadores de evolução acadêmica em relação aos alunos, professores, ex-alunos e calouros do curso de Engenharia Mecatrônica da EESC/USP. Foram construídos quatro modelos de questionários para mensurar os seguintes indicadores: Dados Demográficos, Motivação, Distribuição do Tempo Designado pela Universidade, Distribuição do Tempo Pessoal, Aprendizado, Instrução, Distribuição das Áreas e Matérias do Curso e Formação. Algumas questões estão presentes nos quatro modelos, pois tem-se a intenção de fazer correlações entre os perfis de participantes da pesquisa. Existem também questões específicas que foram colocadas para atender as demandas de cada tipo de participante. Assumiu-se a hipótese de uma amostra aleatória simples para os calouros e professores. Para os alunos e ex-alunos, assumiu-se uma amostra aleatória estratificada, sendo os estratos representados pelo ano de ingresso no curso de Engenharia Mecatrônica da EESC/USP. Coletou-se randomicamente a amostra dos ex-alunos, alunos e calouros e, para os professores, aplicou-se um filtro com o objetivo de coletar os participantes que tinham um relacionamento de três anos ou mais com o curso nos últimos 5 anos. A intenção da pesquisa é promover melhorias nas condições da graduação para professores e alunos, além de traçar metas e estratégias para que a cada ano seja possível implementar mudanças efetivas e importantes continuamente.
Título em Inglês
Academic development indicators of mechatronics engineering course of EESC/USP
Palavras-chave em Inglês
Survey’s statistical analysis
Engineering education
Simple random sample
Mechatronics engineering
Higher education change process
Resumo em Inglês
This paper proposes some academic development indicators related to students, professors, Alumni and the freshman student that just started classes at Mechatronics Engineering of EESC/USP. Four different survey models were built to measure the following indicators: Demographics, Motivation, Distribution of Time Designated by University, Personal Time Distribution, Learning, Instruction, Distribution of Course’s Areas and Disciplines, Academic Background. Some questions are present in the four survey models due to the intention of finding correlations between the research participant’s profiles. There are also specific questions that were put in order to meet the demands of each kind of participant. It was admitted a hypothesis of a simple random sample for freshmen and professors. For the other students and the alumni, it was assumed a stratified random sample and each stratum was represented by the admission year in Mechatronics Engineering course of EESC/USP. It was collected randomly the sample for alumni, students and freshmen. For professors, a filter was applied with the objective of collecting the data from the participants that had a minimum of three years of teaching among the past five years. The main purpose of this research is promoting improvements at the present course situation for professors and students, besides of setting goals and strategies so that it becomes feasible to implement effective and important changes continuously every year.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2016-08-23
Número de visitas
712
Número de downloads
948
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.