Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Nicoletti, Rodrigo
Bastos, Renzo Fernandes
Título em Português
Recuperação de dirigibilidade veicular por controle de esterçamento
Palavras-chave em Português
controle esterçamento
direção ativa
estabilidade
dirigibilidade
Resumo em Português
Neste trabalho é feita avaliação se um sistema simples de controle de esterçamento é capaz de manter a estabilidade de um veículo baseando-se apenas em sua velocidade de guinada. Modelos de veículo e motorista foram desenvolvidos para formar um sistema capaz de seguir trajetórias de forma eficiente. Um sistema de controle foi então calibrado para manter a velocidade de guinada próxima a um valor ideal. Foram feitas simulações de manobras de mudança de faixa e reação a distúrbios de desvio de trajetória. Verificou-se que o sistema de controle é capaz de manter a estabilidade do veículo nestas ocasiões sem no entanto interferir em situações normais de condução.
Título em Inglês
Vehicle handling recovery by steering control
Palavras-chave em Inglês
Steering control
Active steering
Stability
Handling vehicle
Driver model
Resumo em Inglês
This work evaluates if a simple steering control system is capable of maintaining the stability of a vehicle based solely on its yaw rate. Vehicle and driver models were develop to form an efficient track following system. A control system was then calibrated to maintain the vehicle’s yaw rate close to a desired value. Lane change and track deviation disturbance reaction were simulated. It was verified that the control system is capable of maintaining stability without compromising normal driving.
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Data de Publicação
2015-11-17
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