Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cazarini, Edson Walmir
Santos, Fernando César Almada
Título em Português
A utilização de técnicas de diagnóstico de cultura e gestão da mudança para a mudança da cultura do ambiente educacional
Palavras-chave em Português
Cultura Organizacional
Educação
Gestão da Mudança
OCAI-C
Resumo em Português
A Educação é um processo contínuo que envolve ensino, instrução e aprendizagem, por isso requer a interação entre diversos atores, como professores, monitores e alunos. A cultura do ambiente, no qual tais atores interagem, por sua vez, impacta a eficácia do processo de aprendizagem. Portanto, é importante que a cultura reflita as expectativas dos envolvidos no processo. Com o objetivo de compreender como adequar à cultura do ambiente educacional às preferências de seus atores, estudou-se métodos de diagnóstico e processos de mudança de cultura organizacional. A partir dos procedimentos identificados, assim como, do Organizational Culture Assessment Instrument for Classroom, desenvolveu-se uma ferramenta para diagnóstico e gestão do processo de mudança de cultura no ambiente educacional, aplicável no ensino básico. Adaptou-se o processo de gestão de mudança de cultura, considerando-se as particularidades deste ambiente, e incluiu-se na ferramenta todas as etapas do processo. Há também, a inclusão do embasamento teórico na ferramenta, que, deste modo, permite a aplicação e, interpretação do diagnóstico e verificação da efetividade do processo de mudança cultural.
Título em Inglês
The use of culture diagnostic and change management techniques for the change of the culture on organizational environments.
Palavras-chave em Inglês
Organizational culture
Education
Change management
Resumo em Inglês
Education is an ongoing process that involves teaching, instruction and learning. It requires interaction between diverse actors, such as teachers, facilitators and students. The culture of the environment, in which such actors interaction impacts the learning process efficiency. Therefore, it is important for the culture to reflect the expectations of those who are involved in the process. In order to understand how to adapt the culture of the educational environment to the preferences of its actors, methods of diagnosis and processes of organizational culture change were studied. Using the procedures identified, as well as from the Organizational Culture Assessment Instrument for Classroom as a theoretical foundation, it was developed a tool to diagnose and manage the process of cultural change in the educational environment. The culture change management process was adapted, taking into account the particularities of this environment, and it was included in the tool all the process stages. There is also the inclusion of theoretical foundation in the tool, which allows the application and interpretation of the diagnosis, as well as, the verification of the effectiveness of the process of cultural change.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Gomes_Ludmila_tcc.pdf (10.35 Mbytes)
 
Data de Publicação
2019-04-10
Número de visitas
498
Número de downloads
354
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.