Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Gerolamo, Mateus Cecilio
Calache, Lucas Daniel Del Rosso
Título em Português
Avaliação dos requisitos de gestão da qualidade da ISO9001: 2015 em uma pequena empresa do comércio de materiais para construção
Palavras-chave em Português
Qualidade
Gestão da qualidade
Sistemas de gestão
ISO 9001
Pequenas empresas
Resumo em Português
A gestão da qualidade é sabidamente um dos fatores considerados de grande importância para empresas e instituições. O desenvolvimento de sistemas de gestão da qualidade e o aperfeiçoamento deles, com adoção por parte das empresas e indústrias, possibilita melhorias de desempenho global. Um dos principais sistemas de gestão da qualidade é aquele formado pelos requisitos fornecidos e detalhados pela norma ISO9001:2015, a versão mais atualizada da série ISO9001. A correta aplicação destes requisitos permite o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma série de princípios essenciais da qualidade. O presente trabalho utilizase da avaliação destes requisitos e princípios em um ambiente diferente do comumente estudado, focando seu estudo em uma empresa de pequeno porte que atua no comércio varejista de materiais para construção, no interior de São Paulo. É possível perceber por meio dele que a gestão da qualidade apresenta as mesmas possibilidades de melhoria para as pequenas empresas, percebe-se também a existência de algumas diferenças entre a gestão da qualidade nas indústrias e comércio, além de conclusões particulares sobre a empresa estudada.
Título em Inglês
Requirements evaluation of quality management of ISO9001:2015 in a small business of the construction materials
Palavras-chave em Inglês
Quality
Quality management
Management systems
Small business
Resumo em Inglês
Quality management is known as one of the factors of great importance for companies and institutions. The development of quality management systems and the improvement of them, with adoption by companies and industries, enables improvements in overall performance. One of the leading quality management systems is the formed by the requirements provided and detailed by the ISO9001: 2015 standard, the most updated version of the ISO9001 series. The correct application of these requirements enables the development and improvement of a number of essential quality principles. The present work uses the evaluation of these requirements and principles in an environment different from the one commonly studied, focusing its study on a small company that acts as retailer in the construction materials trade in the interior of São Paulo. It is possible to perceive through it that the quality management presents the same possibilities of improvement for the small companies; it is also perceived the existence of some differences between the quality management in the industries and commerce, in addition to particular conclusions about the company.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-04-01
Número de visitas
430
Número de downloads
257
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.