Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Santos, Fernando César Almada
Andrade, Rodrigo Messias de
Título em Português
Perfis do gestor escolar: proposta baseada nas funções desempenhadas por diretoras e diretores de escolas fundamentais da cidade de Campinas-SP
Palavras-chave em Português
Gestão escolar
Diretor escolar
Funções do administrador
Papéis do administrador
Resumo em Português
A presente pesquisa tem como objetivo geral propor perfis de atuação dos diretores escolares, levando em conta as funções desempenhadas pelos gestores escolares e o contexto em que a escola está inserida. Embora não haja consenso na literatura científica sobre as funções principais dos gestores escolares, não é pequena a responsabilidade que recai sobre eles, que têm de lidar com problemas em diversas frentes de trabalho. O estudo do papel do gestor escolar está diretamente associado à resolução desses conflitos, bem como ao entendimento da própria prática de gestão no contexto da escola, personificada na figura das diretoras e diretores. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas em oito escolas de Campinas - SP, sendo seis escolas públicas e duas privadas, todas selecionadas em uma amostragem por cotas, utilizada para a construção de uma imagem da realidade local a partir de representantes de cada segmento. Com base nas entrevistas realizadas, foi possível identificar um conjunto de 15 funções desempenhadas pelas equipes de gestão escolar, que foram posteriormente agrupadas em quatro categorias: gestão pedagógica, gestão de recursos, comunicação interna e comunicação externa. Além disso, foram observadas as diferenças de atuação com relação ao modelo das 15 funções e discutidos os principais fatores do ambiente externo que influenciam o trabalho de gestão escolar, em especial os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. A partir dessas informações, foram propostos perfis de atuação dos diretores escolares, descrevendo o papel desses profissionais na gestão das escolas. Assim, a pesquisa contribui para a construção teórica da organização do trabalho nas escolas a partir de experiências práticas dos diretores e diretoras escolares, já sistematizadas na construção de um perfil de trabalho composto por categorias de funções compreensíveis e representativas do papel dos profissionais em questão.
Título em Inglês
School manager profile: proposal based on functions performed by school principals in the city of Campinas-SP
Palavras-chave em Inglês
School management
School principal
Administrative functions
Manager roles
Resumo em Inglês
The purpose of this research is to propose work profiles of school principals, taking into account functions performed by school managers and the context in which the school is inserted. Although there is no consensus in scientific literature about main functions of school managers, responsibility over them is not small and they have to deal with problems on several work fronts. The study of school managers’ role is associated this conflict resolution, as well as with a better understanding of management practice in the school context, personified in the figure of school principal. To achieve the proposed goal, interviews were carried out in eight schools in Campinas - SP, six being public schools and two private schools, all of which were selected based on sampling by quotas, aiming the composition of an image of the local reality from representatives of each segment. Based on interviews performed, it was possible to identify fifteen functions performed by school management teams, that were grouped in four categories: pedagogical management, resources management, internal communication and external communication. In addition, operation differences of were observed and external environment factors which influence in school management were discussed, especially political, economic, social and cultural aspects. Based on that, work profiles were proposed, describing the role of those professional in school management. Thus, this research contributes to the theoretical construction of work organization in schools based on practical experience from school principals, already systematized in the proposal of a work profile composed by function categories that are understandable and representative of the role of those professionals.
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Data de Publicação
2018-01-30
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