Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Cazarini, Edson Walmir
Rebelatto, Daisy Aparecida do Nascimento
Fuchigami, Hélio Yochihiro
Título em Português
Estudo de desempenho no mercado de fraldas descartáveis segundo análise por envoltória de dados
Palavras-chave em Português
Vendas
DEA
Eficiência relativa
Fralda descartável
Indústria de bens de consumo
Pequenas e médias empresas
Resumo em Português
O objetivo geral do presente trabalho é realizar um estudo do mercado brasileiro de fraldas descartáveis segundo a ótica das variáveis que impactam o processo de vendas das empresas do setor. São quatro os fundamentos capazes de impactar diretamente o processo de uma venda: presença do item no ponto de venda, exposição em gôndola, destaque do produto e preço. Cada um deles podem ser desdobrados em variáveis e indicadores, utilizados para medir o quanto as empresas atuantes no setor alocam de forma eficiente seus recursos. Diversos fatores tornam esse segmento da indústria de bens de consumo interessante de ser estudado. Em primeiro lugar, trata-se de um setor que cresce a taxas superiores a 10% por ano, de acordo com dados de 2007 do institudo de pesquisas AC Nielsen. Além disso, juntamente com sabão em pó e carnes, a fralda descartável é capaz de definir em qual estabelecimento o consumidor realizará toda a sua compra. Por fim, vale mencionar que a demanda pelo produto se renova completamente a cada dois anos, e que, apesar de dominada por grandes empresas multinacionais, 30% das vendas são feitas por empresas locais de pequeno e médio porte. Para alcançar o objetivo proposto, será utilizada a técnica de análise por envoltória de dados, que permite a combinação de múltiplas entradas e saídas para a obtenção de um índice representativo do desempenho relativo entre as empresas estudadas.
Arquivos
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Data de Publicação
2010-05-28
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