Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Azzolini Junior, Walther
Lourenço, Caio Marcelo
Título em Português
Dimensões culturais de Hofstede e tipos de cultura organizacional de Cameron e Quinn : proposição de relações e um estudo de caso
Palavras-chave em Português
Cultura organizacional
Dimensões culturais de Hofstede
Tipos de cultura organizacional de Cameron e Quinn
Resumo em Português
O intuito desse trabalho é estudar as relações entre os tipos de cultura organizacional de Cameron e Quinn e as dimensões culturais de Hofstede. Os tipos de cultura organizacional abordados no trabalho são a cultura de hierarquia, a cultura de mercado, a cultura de clã e a cultura de Adhocracia. As dimensões culturais de Hofstede estudadas, por sua vez, são baixa versus alta distância do poder, baixa versus alta aversão a incerteza, individualismo versus coletivismo, masculinidade versus feminilidade e orientação a longo prazo versus orientação a curto prazo. Primeiramente foi feita uma revisão bibliográfica sobre os dois temas, sendo realizada uma associação entre eles segundo a teoria. Realizou-se um estudo de caso para identificar as dimensões e tipos culturais vigentes em uma empresa que, em seguida, tiveram suas relações analisadas. Finalmente realizou-se confrontação entre aspectos teóricos e práticos das relações entre dimensões e tipos culturais.
Título em Inglês
Hofstede’s cultural dimensions and Cameron and Quinn types of organizational culture: proposing relationships and a case study
Palavras-chave em Inglês
Organizational culture
Hofstede’s cultural dimensions
Cameron and Quinn types of organizational culture
Resumo em Inglês
The purpose of this paper is to study the relationships between the types of organizational culture of Cameron and Quinn and the cultural dimensions of Hofstede. The types of organizational culture addressed in the work are the culture of hierarchy, market culture, clan culture and adhocracy culture. The cultural dimensions of Hofstede studied are distance of power, aversion to uncertainty, individualism versus collectivism, masculinity versus femininity, and long-term orientation versus short-term orientation. A bibliographic review was elaborated on the two themes, and an association between them was made. A case study was made to identify the dimensions and cultural types that prevailed in a company. Then, the relations between these dimensions and cultural types were analyzed. Finally, there was a confrontation between theoretical and practical aspects of the relationship between dimensions and cultural types.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2018-08-27
Número de visitas
622
Número de downloads
7903
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.