Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Escrivao Filho, Edmundo
Barbosa, Danilo Hisano
Título em Português
Inovação de produtos na visão de marketing: estudo de caso de lançamento de sorvetes no mercado nacional
Palavras-chave em Português
Marketing
Sorvete
Inovação
Lançamento
Produtos novos
Resumo em Português
O ciclo de lançamentos de inovações no mercado de sorvetes acontece de forma sazonal devido às variações climáticas das estações do ano. Devido a estes ciclos os lançamentos ocorrem em momentos e de formas bem definidas. No presente trabalho, o lançamento de sorvetes foi estudado de forma a tornar bem definida a entrada de novos produtos no mercado. Será acompanhada desde a criação da idéia e conceito do novo produto, passando pelo acompanhamento do desempenho do produto no mercado chegando ao post-mortem e finalização de vendas. Durante o processo de inovação, será tomado como base para exemplificação o funil de inovações de uma grande multinacional da área que atua no mercado brasileiro. Este trabalho não engloba a categoria de sorvetes como um todo tendo como foco principal a linha de impulso (picolés, cones, copos e barras) que são encontradas principalmente no mercado tradicional, representado principalmente por padarias. O Marketing é o principal ponto de vista pelo qual é estudado esse processo, porém será abordada ainda a adaptação da produção e visões estratégicas. Este projeto tem como objetivo principal estudar a atuação de uma grande multinacional no mercado de sorvetes demonstrando a utilização do funil de inovações. O estudo é feito através da análise e observação do ambiente de trabalho da multinacional em questão e seu funcionamento tendo assim um caráter descritivo exploratório. O principal resultado obtido além do detalhamento do funil de inovações é a utilidade da visão de marketing para a carreira de um engenheiro de produção e como esta visão complementa os estudos de projeto e desenvolvimento de produto
Palavras-chave em Inglês
Marketing
Ice cream
Innotavion
Release
Resumo em Inglês
The release cycle of innovation in ice cream happens seasonally due to climatic change of the seasons. Because of these cycles releases occur at times and well-defined shapes. In this study, the release of ice cream was studied to become a well-defined the entrance of new products on the market. It will be followed from the creation of the main idea and concept of the new product development, including monitoring the performance of the product on the market reaching the post-mortem and completion of sales. During the innovation process will be taken as the basis for the exemplification of innovation funnel a large multinational that operates in the marketing area. This paper does not study the ice cream category as a whole and focus on the impulse line (popsicles, cones, cups and bars) that are found mainly on the "traditional", represented primarily by bakeries. Marketing is the main point of view from which this process is studied, but will be addressed further adaptation of production and strategic visions. This project's main objective is to study the performance of a large multinational in ice cream demonstrating the use of the innovation funnel. The study is done through analysis and observation of the working environment of the multinational in question and its operation and thus a descriptive exploratory. The main result obtained in addition to detailing the funnel of innovations is the use of marketing vision for the career of a production engineer and how this vision complements the studies of research and product development
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Data de Publicação
2010-06-25
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