Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espôsto, Kleber Francisco
Gerolamo, Mateus Cecilio
Título em Português
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES EM UM SEGMENTO DA CADEIA AUTOMOTIVA
Palavras-chave em Português
Supply chain management
Gestão de fornecedores
Métodos de seleção de fornecedores
Cadeia de suprimentos - gerenciamento
Produção em cadeia
Logística
Indústria automobilística
Resumo em Português
Uma das problemáticas da atualidade é a integração entre os elementos da cadeia logística. Nesse sentido, vários autores e entidades buscam definir os conceitos relacionados à cadeia logística e seu gerenciamento. Então, o presente trabalho se insere nesse contexto apresentando uma breve definição do conceito para a cadeia logística, focando-se na análise dessa sob a ótica da gestão de fornecedores, visto que esses podem representar de 40% a 80% do preço do componente vendido. Dessa forma, este trabalho parte do objetivo de analisar o processo de seleção de fornecedores em uma cadeia automobilística no Brasil e apóia-se no estudo dos influenciadores desse processo: horizontes de decisão, categorização e modelos de seleção de fornecedores. O modelo de pesquisa apóia-se na metodologia utilizada em quatro trabalhos semelhantes e considera os resultados de um estudo de caso de aplicação do modelo AHP numa montadora francesa. A aplicação da pesquisa foi realizada via formato eletrônico com seis empresas, sendo três montadoras e três fornecedores primários. Como conclusão identifica-se a existência de alinhamento os critérios de desempenho dos fornecedores, e identifica-se a necessidade de realização de trabalhos futuros que explorem o delineamento dos critérios de características dos fornecedores e de categorização desses
Palavras-chave em Inglês
Supply chain management
Supplier management
Methods of suppliers selection
Analytical hierarchy process
Resumo em Inglês
One of the actual most discussed problematic is the integration between the elements of the supply chain. In this sense, many authors and entities have been seeking to define concepts related to supply chain and its management. So, this thesis fits in this context by giving a brief definition for the supply chain’s concept, focusing on the analysis of it from the perspective of supply management, since the supplying cost may represent 40% to 80% of the component’s prize. Thus, this research aims to analyze the process of selecting suppliers in the automotive chain in Brazil and it is based on the study of some criteria, such as: decision-making horizons, categorization and models of supplier’s selection. The research model is based on the methodology used in four similar studies and considers the results of a case study for applying the AHP model in a French carmaker. The application of the research was conducted via electronic format with six companies, including automakers and three 3 primary suppliers. In conclusion one can identify the existence of aligning the performance criteria for suppliers, and identifies the need to conduct further studies exploring the design criteria and characteristics of suppliers and the supplier’s categorization process
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Pela_Vania_Rodrigues.pdf (941.97 Kbytes)
 
Data de Publicação
2011-01-20
Número de visitas
2005
Número de downloads
15365
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.