Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espôsto, Kleber Francisco
Santos, Fernando César Almada
Título em Português
Implantação do Balanced Scorecard por uma Operadora Logística e sua integração com a empresa contratante
Palavras-chave em Português
Logística
Operador logístico
Estratégia
Sistemas de medição de desempenho
Balanced Scorecard
Planejamento estratégico
Indicadores de desempenho
Resumo em Português
A combinação de crescente complexidade operacional e sofisticação tecnológica têm contribuído de forma decisiva para aumentar a demanda por operadores logísticos. Ao delegar a atividade logística para um operador externo competente, os executivos da empresa contratante liberam tempo e energia para se dedicar à estratégica missão de desenvolver e aperfeiçoar a competência central de seu negócio. Por outro lado, estes prestadores de serviço logístico deixam de se preocupar apenas com seu desempenho operacional, mas também começam a buscar um crescimento sustentável, respaldado por planejamentos estratégicos bem definidos que foquem no futuro da organização. Diante deste cenário, o presente trabalho discute a tradução da visão estratégica da organização no Balanced Scorecard (BSC) e faz um estudo de caso, analisando a implantação do BSC em uma Operadora Logística e, a fim de garantir o correto andamento do processo, foi decidido uma implantação preliminar de um BSC piloto em uma operação. Buscou- se o Balanced Scorecard - BSC como uma opção de modelo de sistema de medição de desempenho a ser utilizado por essa organização, devido a sua função estratégica e de instrumento de melhoria, além de possuir uma relação de causa-e-efeito entre as perspectivas do negócio, conforme a orientação de um mapa estratégico. Foi possível verificar a efetividade do modelo proposto, assim como refletir os motivos pelos quais tal modelo obteve sucesso. Ainda foi possível identificar os fatores dificultadores e facilitadores desse processo de implantação de BSC
Palavras-chave em Inglês
Logistics
Third-party logistics
Strategy
Performance measuremet system
Balanced scorecard
Resumo em Inglês
The combination between crescent operational complexity and technological sophistication has contributed in a decisive way to increase demand for third-party logistics (3PL). By delegating the logistics activity to an external operator, the executives of the contracting company are able to dispose more time and energy to devote themselves to the strategic mission of developing and improving the core competency of their business. In the other hand, these Third-party Logistics are no longer only concerned with its operational performance, but also begin to pursue sustainable growth, supported by a well-defined strategic planning focused in the organization's future. Against this backdrop, this paper discusses the translation the organization's strategic vision on the Balanced Scorecard (BSC) and is a case study, analyzing the implementation of BSC in a Provider And logistics in order to ensure proper service of process was decided a preliminary deployment of a BSC in a pilot operation. Thus, we sought the Balanced Scorecard as an option model of performance measurement system to be used for this organization due to its strategic function and instrument improvement, also has a relation of cause and effect between the business perspectives, as directed by a strategic map. It was possible to verify the effectiveness of the proposed model, as well as reflect the reasons why such a model has been successful. In addition, it was possible to identify critical and facilitating points of this BSC implantation process
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2011-01-19
Número de visitas
2253
Número de downloads
9966
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.