Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espôsto, Kleber Francisco
Santos, Fernando César Almada
Título em Português
Implicações da lei do descanso no Lead Time de entrega.
Palavras-chave em Português
Lei do descanso
Lei 12.619/2012
Lei do motorista
Lead time de entrega
Jornada do motorista
Transporte rodoviário
Logística integrada
Jornada de trabalho(legislação)
Motoristas (legislação)
Resumo em Português
Em junho de 2012, entrou em vigor no Brasil a Lei 12.619, mais conhecida como a Lei do Descanso, a qual regula o exercício da profissão de motorista, alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de regulamentar as formas de remuneração desses profissionais, a nova lei também aborda um tema sensível ao transporte de carga nacional: a jornada de trabalho dos motoristas e o tempo máximo de direção contínua. Assim, cria-se um importante mecanismo institucional capaz de regulamentar o transporte rodoviário de carga e tornar as estradas mais seguras. Entretanto, a nova lei poderá provocar inúmeros impactos na operação e no custo das empresas, bem como nos prazos de entrega. Dessa forma, sabendo-se que o mercado atual obriga as empresas a serem ágeis, adaptáveis e flexíveis, principalmente no que diz respeito ao prazo de entrega dos produtos e serviços, este trabalho tem o intuito de verificar e analisar as possíveis implicações que esta lei poderá provocar no lead time de entrega. Para isso, foi realizada uma vasta pesquisa bibliográfica a respeito do objetivo proposto e um estudo de caso dentro de uma empresa, para visualizar o real comportamento do lead time de entrega após a sanção da nova lei. Após a conclusão destas análises, observou-se a necessidade de todos os segmentos envolvidos, tais como embarcadoras, transportadoras e motoristas a se adequarem as novas diretrizes estabelecidas pela lei, em especial no que diz respeito ao ajuste do prazo de entrega de produtos e serviços.
Palavras-chave em Inglês
Law of rest
Law 12.619/2012
Law of driver
Journey of driver;
Road transportation
Integrated logistics.
Resumo em Inglês
In June 2012, entered into force in Brazil's Law 12.619, known as the Law of Rest, which regulates the profession of driver, changing the Consolidation of Labor Laws (CLT) and the Brazilian Traffic Code (CTB). Besides regulating the forms of compensation of these professionals, the new law also addresses a sensitive issue for the national carriege of cargo: working hours of drivers and maximum continuous driven time. This way, create an important institutional mechanism able to regulate the carriage of cargo and make the roads safer. However, the new law will cause impacts on the operations and the cost of business, as well as on time delivery. Thus, given that the current market requires businesses to be agile, adaptable and flexible, especially with regard to the delivery of products and services, this work aims to verify and analyze the possible implications of this law could result in delivery lead time. For this, was conducted an extensive literature about the objective and a case study within a company, to visualize the actual behavior of lead time after the enactment of the new law. After completion of these analyzes, there was the need for all sectors involved, such as shippers, carriers and drivers to fit the new guidelines laid down by law, in particular with regard to the adjustment of the delivery of products and services.
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Data de Publicação
2014-10-15
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