Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Escrivao Filho, Edmundo
Gerolamo, Mateus Cecilio
Título em Português
Os impactos de fatores culturais num processo de aquisição de uma empresa brasileira por um grupo português.
Palavras-chave em Português
M&A
F&A
Aquisições
Hofstede
Integração cultural
Cultura organizacional
Insucesso
insucesso empresarial
Resumo em Português
Processos de fusão e aquisição (M&A) são demasiado caros e trabalhosos para falhar, mas mesmo assim, mais de metade são malsucedidos. Embora estudos demonstrem que fatores culturais são responsáveis pela maioria dos insucessos, a alta gerência responsável pelo processo de F&A tipicamente ignora estes fatores. Este trabalho visa, através de um estudo de caso, observar o processo aquisitivo sob a ótica estratégica e cultural, aferindo a primeira parte com o auxílio da teoria desenvolvida por especialistas em F&A, e a segunda com o levantamento das dimensões culturais definidoras da empresa adquirida, que pode ser comparada ao país de origem da adquirente, com o objetivo de aferir em que nível fatores culturais afetam o sucesso de um processo aquisitivo. A análise do case confirma as previsões teóricas acerca da importância do mapeamento cultural das empresas, a escolha da estratégia correta de integração, demonstrando que uma integração mal planejada/executada pode comprometer o sucesso da operação. As dimensões de Hofstede aferidas apresentam, em sua maioria, correlação com as práticas observadas, sugerindo que a clara distinção entre os comportamentos de cada empresa poderia ter sido antecipada e atacada de forma planejada, contribuindo para o sucesso da aquisição.
Palavras-chave em Inglês
M&A
F&A
Acquisitions
Hofstede
Cultural integration
Organizational Culture
Failure
Resumo em Inglês
Mergers and acquisitions (M&A) processes are too expensive and cumbersome to fail, but even so, more than half are unsuccessful. Even though studies show that cultural factors are to blame for most cases of failure, the senior managers responsible for the M&A processes typically ignore those aspects. This paper aims, through a case study, observing the purchasing process from a strategic and cultural perspective, checking the first part with the aid of the theory developed by experts in mergers and acquisitions, and the second with the assistance of a survey to determine the cultural dimensions of the acquired company, which can be compared to the country of origin of the acquirer, with the objective of determining to what extent cultural factors influence the success of an acquisition process. The analysis of the case confirms the theoretical predictions about the importance of mapping the companies’ cultures, choosing the right integration strategy, demonstrating that poorly planned/executed integration may compromise the success of the operation. The cultural dimensions measured presented, in most cases, correlation to the observed practices, suggesting that the clear distinction between the companies’ behavior could have been anticipated and attacked in a planned manner, contributing to the acquisition’s success.
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Data de Publicação
2014-10-10
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