Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Gerolamo, Mateus Cecilio
Santana, Naja Brandão
Título em Português
O marketing verde como fator de diferenciação das empresas do Ibovespa.
Palavras-chave em Português
Sustentabilidade
Gestão ambiental
Marketing verde
Pesquisa de marketing
Contabilidade ambiental
Indicador ambiental
Relatório de sustentabilidade
Resumo em Português
No contexto de uma sociedade que exige agenda ambiental por parte das organizações, o presente trabalho tem como objetivo verificar se as empresas do índice Ibovespa de 2012 que mais investiram em meio ambiente são as mais lembradas em uma pesquisa Top of Mind Ambiental. Buscou-se verificar a eficácia da comunicação dos valores ambientais por parte das marcas que praticam uma gestão ambiental eficiente. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica dos conceitos que embasam o trabalho como sustentabilidade, gestão ambiental, marketing verde, contabilidade ambiental e indicadores ambientais. Para o alcance do objetivo, foi feita uma análise dos relatórios de sustentabilidade, dos investimentos ambientais, e a utilização de um indicador que permitisse comparar empresas de diversos portes. Por fim, estes dados foram confrontados com a lista de organizações do Top of Mind Ambiental. A comparação não permitiu concluir se há uma relação entre o volume de investimentos ambientais com a lembrança da marca para as empresas do Ibovespa, recomendando-se a realização de novas pesquisas.
Palavras-chave em Inglês
Sustainability
Environmental management
Green marketing
Marketing research
Environmental accounting
Environmental indicator
Sustainability report.
Resumo em Inglês
In a situation that society requires an environmental agenda by organizations, this study aims to determine if the Bovespa Index (Ibovespa) companies which most invested in the environment are the most remembered in a Top of Mind Environmental research. The study attempted to verify the effectiveness of the communication of environmental values by the brands that practice an efficient environmental management. A literature review of concepts that justify the work, such as sustainability, environmental management, green marketing, environmental accounting and environmental indicators was performed. To achieve the goal, an analysis of sustainability reports, environmental investments and the use of an indicator that would allow comparing companies of different sizes, was done. Finally, these data were compared with the list of Top of Mind Environmental organizations. It was not possible to conclude if there is a relationship between the volume of environmental investments and brand recall for companies in the Bovespa index. It is recommended that new researches should be done.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-01-09
Número de visitas
2714
Número de downloads
2125
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.