Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Silva, Ethel Cristina Chiari da
Araujo, Camila de
Título em Português
Análise da implantação e funcionamento do escritório de projetos para apoiar o desenvolvimento de produtos em montadora de máquinas pesadas
Palavras-chave em Português
Gerenciamento de projetos
Escritório de gerenciamento de projetos
Escritório de projetos
Administração de projetos
Escritórios - implantação
Estrutura organizacional
Resumo em Português
A atual complexidade do mercado e a crescente competitividade exigem agilidade frente aos estímulos externos, visando respostas rápidas e eficientes para as mudanças no mercado. Neste contexto, diferentes alternativas de gerenciamento surgem como forma das empresas oferecerem um diferencial para o mercado e com isto ganhar em competitividade. O Escritório de Projetos aparece como uma destas alternativas e se caracteriza como um elemento organizacional responsável por ampliar a capacidade da empresa de gerenciar os seus projetos. Este trabalho apresenta a análise da utilização do Escritório de Projetos como elemento de apoio ao gerenciamento de projetos de uma montadora de máquinas para construção, identificando seus pontos positivos e negativos, além de analisar sua implantação. Para tanto, realizou-se um estudo de caso e uma revisão da literatura sobre o assunto, confrontando ambos para a obtenção da análise em questão. No estudo de caso foram abordados assuntos referentes à maturidade da organização em gerenciamento de projetos, estrutura organizacional, características da empresa e de seus projetos, além de analisar o Escritório de Projetos implantado na empresa, abordando pontos referentes à metodologia de implantação, funções, responsabilidades e estrutura interna do escritório. A partir dos resultados encontrados foram identificadas as divergências e similaridades com a literatura, levantando pontos de melhoria para o escritório de projetos da empresa.
Palavras-chave em Inglês
Project management
Project management office
Project office
Resumo em Inglês
The current complexity of the market and increasing competitiveness requires agility in the face of external stimuli, aimed at rapid and efficient responses to changes in the market. In this context, the alternative management emerge as a way of companies offer a differential for the market and with this gain in competitiveness. The Project Management Office appears as one of these alternatives and is characterized as an organization responsible for expanding the company's ability to manage their projects. This position presents the analysis of the use of the Project Management Office as part of support to project management from a manufacturer of construction machinery, identifying their strengths and weaknesses, and analyzing their deployment. To that end, there was a case study and a review of the literature on the subject, confronting both for obtaining the analysis. In the case study were discussed matters relating to the maturity of the organization in project management, organizational structure, characteristics of the company and its projects, and analyzing the Project Management Office located in the company, covering items relating to the methodology of implementation, functions, responsibilities and the internal structure of the office. From the results have been identified the differences and similarities with the literature, raising points of improvement for the office of the company.
Arquivos
Arquivos retidos - aguardando autorização do autor
 
Data de Publicação
2010-06-11
Número de visitas
1618
Número de downloads
0
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.