Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Mariano, Enzo Barberio
Silva, Roberta Salgado Gonçalves da
Título em Português
Comparação do Ensino Superior em Engenharia de Produção no Brasil e nos Estados Unidos da América com Base em Experiências do Próprio Autor.
Palavras-chave em Português
Ensino em engenharia
Educação
Educação em engenharia
Engenharia - ensino
Engenharia - educação
Resumo em Português
Muito se fala sobre o tema ‘Educação’, e como uma educação de ‘qualidade’ é importante para o desenvolvimento de um país. Um dos problemas que não só afeta a educação no Brasil, mas no mundo como um todo, é o sistema educacional que é empregado para o ensino. O foco deste trabalho será na educação de nível superior, mais especificamente no ensino de engenharia. Uma comparação entre o modelo brasileiro e norte-americano (EUA) será feita com base na experiência do autor. Essa comparação entre ensino no Brasil e Estados Unidos será feita com base em ‘conceitos’ propostas por KOSAL & EGITMAN (1998) como sendo ‘requerimentos’ na construção de um curso de graduação. Feita tal comparação, espera-se mostrar a situação atual do curso de Engenharia de Produção de uma das melhores universidades do Brasil em relação à essas duas excelentes universidades americanas, em termos do ensino em Engenharia, e com base nela e sua análise, servir de referência para futuros estudos e pesquisas, uma vez que esta área, apesar de ter extrema importância, carece de estudos e pesquisas.
Palavras-chave em Inglês
Teaching in engineering
Education
Engineering education
Resumo em Inglês
Much is said about the topic 'Education' and how an education of good quality is important for the development of a country. One problem that not only affects education in Brazil but in the world as a whole, is the educational system that is used for teaching. The focus of this work is in higher education, specifically in engineering education. A comparison between the Brazilian model and the American model will be based on the author's experience. This comparison between teaching in Brazil and the United States will be based on 'concepts' proposed by KOSAL & EGITMAN (1998) as 'requirements' in the construction of a college undergraduate program. After the comparison is made, the current status of Industrial Engineering programs of one of the best universities in Brazil is expected to be shown in relation to two outstanding American universities programs in terms of teaching in Engineering, and based upon this analysis, serve as a reference for future studies related to this area, that although is extremely important, lacks of studies and researchs.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-01-08
Número de visitas
796
Número de downloads
680
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.