Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Azzolini Junior, Walther
Collarino, Roberto Leonardo Xavier
Título em Português
Relações entre as dimensões culturais de Hofstede e prioridades competitivas da estratégia de manufatura
Palavras-chave em Português
Cultura organizacional
Dimensões culturais
Estratégia de manufatura
Resumo em Português
Este trabalho visa explorar as relações entre as dimensões culturais de Hofstede e as estratégias de manufatura, levando em consideração as prioridades competitivas. As dimensões culturais de Hofstede exploradas neste trabalho são: distância de poder, coletivismo versus individualismo, masculinidade versus feminilidade e aversão à incerteza. E as prioridades competitivas da estratégia de manufatura são: qualidade, confiabilidade de entrega, flexibilidade e custo. São explorados conceitos teóricos de cultura organizacional e estratégia de manufatura, além de análises e relações entre estes dois temas realizadas por outros autores. Também foi realizado um estudo de caso visando avaliar as dimensões culturais e prioridades competitivas encontradas em uma fábrica de bens de consumo localizada no interior do estado de São Paulo e, à partir desta análise, elaborar hipóteses de relações entre cultura organizacional e estratégia de manufatura e analisar os resultados segundo as pesquisas já realizadas
Título em Inglês
Relations between Hofstede’s cultural dimensions and competitive priorities of manufacturing strategy
Palavras-chave em Inglês
Organizational culture
Cultural dimensions
Manufacturing strategy
Resumo em Inglês
This paper has the objective of exploring the relations between the Hofstede’s cultural dimensions and manufacturing strategy taking into consideration the competitive priorities. Hofstede’s cultural dimensions explored in this paper are: power distance, collectivism versus individualism, masculinity versus femininity and uncertainty avoidance. The competitive priorities from manufacturing strategy are: quality, delivery reliability, flexibility and cost. Theoretical concepts from organizational culture and from manufacturing strategy are explored along with analysis and relationships between these two themes that have already been explored by other researchers. A case study was also performed with the objective of evaluating the cultural dimensions and competitive priorities found in a consumer goods factory located in the countryside of the state of São Paulo and, from this analysis, formulating hypothesis of relationships between organizational culture and manufacturing strategy and analyzing the results according the researches that already exist.
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Data de Publicação
2016-01-05
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