Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Zanon, Celeste José
Azzolini Junior, Walther
Título em Português
Relacionamento entre as dimensões culturais e os indicadores de
desempenho logístico
Palavras-chave em Português
Cultura organizacional
Cultura nacional
Indicadores de desempenho logístico
Indicadores de produtividade
Resumo em Português
O conceito de cultura está presente em todo indivíduo ou coletivo. O modo como as pessoas
ou coletividades definem seus objetivos e tentam alcançá-los, interagem entre si ou com o
meio em que estão, passa sem dúvida por sua maneira de agir ou cultura. Não é de se
estranhar então, que a cultura de uma organização altere seu desempenho de diversos modos.
Muitas empresas hoje em dia entendem isso e tentam moldar seus chamados “valores
organizacionais” com vista no desempenho que desejam alcançar em diversos segmentos. O
desempenho logístico encontra-se em meio a isso, envolvendo, por sua característica
existencial, interações entre funções empresariais e organizações distintas, e segmentos de
mercado diferentes. O conceito de cultura pode ser mais bem entendido por sua divisão em
dimensões culturais, entre elas, baixa versus alta distância do poder, feminilidade versus
masculinidade, coletivismo versus individualismo, baixa versus alta aversão à incerteza e
orientação de longo versus curto prazo. Como essas dimensões culturais afetam o
desempenho logístico e como uma empresa pode se beneficiar com tal conhecimento é então
de grande importância e tema deste estudo teórico. Neste trabalho foi realizada também uma
comparação entre as culturas nacionais de Alemanha e Brasil e discutido quais as vantagens
que cada país poderia ter em relação ao desempenho logístico de suas empresas. Criou-se
também uma base teórica com a adoção de um modelo de indicadores de desempenho
logístico para que futuros estudos práticos possam mensurar com mais exatidão a
interferência da cultura no desempenho logístico de empresas.
Palavras-chave em Inglês
Organizational culture
National culture
Logistics performance indicators.
Resumo em Inglês
The concept of culture is present in every individual or collective. The way that people or
collectivities define their objective and try to achieve them, how they interact with each other
or with their environment, depends on their manner of acting or by their culture. It is no
surprise then that organizational culture can influence on a company’s performance in many
ways. A great number of firms nowadays understand that and try to build their so-called
“organizational values” in order to accomplish the performance desired in various segments.
The logistics performance of a company stands at the middle of this, comprehending, by its
existential characteristics, interactions between different organizational functions,
organizations and market segments. The concept of culture can be better understood when
divided in cultural dimensions, among them, high versus low power distance, femininity
versus masculinity, collectivism versus individualism, high versus low uncertainty avoidance
and long- versus short- term orientation. How this cultural dimensions impact on the logistics
performance and how a company can benefit from this knowledge is a very important matter
and the theme of this theoretical study. In this work was realized also a comparison between
the national cultures of Brazil and Germany and it was discussed, which advantages each
country could have in respect of the logistics performance of its companies. Moreover, it was
created a theoretical basis with the adoption of a logistics performance indicators model in
order to provide future practical studies the chance of measuring more exactly the interference
of the culture on the logistical performance of companies.
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Data de Publicação
2013-01-04
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