Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Abdalla, Alvaro Martins
Bettini, Humberto Filipe de Andrade Januário
Título em Português
Determinantes econômicos na internacionalização de empresas de transporte aéreo: uma análise sob as relações de direitos de propriedade de marca
Palavras-chave em Português
Economia
Econometria
Transporte aéreo
Linhas aéreas
Direitos de propriedade de marca
Resumo em Português
Nesse estudo, os determinantes econômicos que podem influenciar a presença de empresas aéreas estrangeiras em um país na condição de concessão dos direitos de propriedade de marca, i.e, filiais, franquias ou qualquer outro tipo de concessão, foram analisados. Dados macro e microeconômicos de cada país, onde essas empresas estão presentes, foram angariados e uma análise econométrica foi realizada. Através do modelo econométrico analisado, os dados econômicos de cada país pertinente foram traduzidos em variáveis explicativas da presença de uma empresa sob relação de concessão dos direitos de propriedade de marca no país. O objetivo foi testar um conjunto de variáveis macroeconômicas com a inserção de variáveis setoriais para identificação de quais dessas se mostram mais significativas estatisticamente para o estudo desse fenômeno. A base de dados estabelecida foi na forma de um apinel e os dados foram obtidos para os anos entre 1990 e 2015. Como resultado, foi possível observar que as variáveis setoriais tem sim uma influência na explicação da internacionalização de empresas aéreas na forma de concessão de marca, por exemplo, o número de novos negócios estabelecidos anualmente no país, a presença de aeroportos privados, ou então de companhias aéreas low cost foram identificados como fatores relevantes pelo menos sob a ótica de cada país que é o escopo definido para esse trabalho.
Palavras-chave em Inglês
Economis
Ecomometrics
Airlines
Air transport
Proprietary rights
Resumo em Inglês
In this study, the economic determinants that may influence the presence of foreign airlines in a country unde the condition of trademark properties rights concession, i.e., subsidiaries, franchises or any other type of concession, were analysed. Macroeconomic and microeconomic data from each country, where these companies are present, were collected and econometric analysis was performed. Through the econometric model analysed, the economic data of each pertinent country were translated into variables that explain the presence of a company that is under the concession the trademark rights in that country. The objective was to test a set of macroeconomic variables with the inclusion of sectorial variables to identify which of these are more statistically significant for this phenomenon. The database established was in the form of a panel and data were obtained for the years between 1990 and 2015. As a result, it was possible to observe that the sectorial variables do have an influence in the explanation of the internationalization of airlines in the form of brand concession, for example, the number of new bussinesses stablished annualy in each country, the presence of private airports or low cost airlines proved to be relevant factors at least from the perspective of each country which was the scope defined for this work.
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Data de Publicação
2017-09-28
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