Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Greco Junior, Paulo Celso
Catalano, Fernando Martini
Título em Português
Projeto aerodinâmico de aerofólios e asa para um avião da classe commuter
Palavras-chave em Português
Aerodinâmica
Escoamento laminar
Parametrização CST
Projeto de asa
Projeto de perfil
Otimização
Resumo em Português
Este trabalho é parte do desenvolvimento de uma aeronave commuter fictícia para operação na região Sul do Brasil. Aqui é desenvolvido o projeto erodinâmico de uma asa ao otimizar sua planta e torção, além de desenvolver seus perfis, com o objetivo de reduzir seu arrasto e, consequentemente, seu consumo de
combustível e custo de operação. Ambas as etapas são realizadas com o auxílio de códigos computacionais de otimização e avaliação, tanto desenvolvidos durante o projeto da aeronave quanto adaptados para este objetivo. Múltiplas fases de voo são consideradas e ponderadas de acordo com sua importância no consumo final da aeronave em uma missão típica, neste caso, por se tratar de um avião para transporte regional, a fase de subida é tão importante quanto a de cruzeiro. Dois conjuntos de aerofólios são criados, um com boa performance em todas as fases de voo e outro, laminar, com performance consideravelmente melhor em condição de cruzeiro. O primeiro conjunto, que tem uma dependência menor da laminaridade, é escolhido para a aeronave final.
Título em Inglês
Aerodynamic project of airfoils and wing for a commuter class aircraft
Palavras-chave em Inglês
Aerodynamics
Airfoil project
CST parametrization
Laminar flow
Optimization
Wing project
Resumo em Inglês
This work is part of the development of a fictional commuter aircraft for operation in southern Brazil. The wing’s aerodynamic project is described as its planform and twist are optimizaed as well as the airfoils are developed, aiming to reduce its drag and thus the fuel consumption and operational cost. Both stages are done with the aid of computational optimization and evaluation software, either developed entirely during the project or adapted for this specific goal. Multiple flight phases are considered and weighted according to its relevance in the overall fuel consumption in a standard mission, in this case, for a regional transport aircraft, the climbing phase becomes as important as the cruzing phase. Two sets of airfoils are created, one with good performance at all flight phases and other, laminar, with a considerably better performance at cruize condition. The first set, which depends less on the laminarity, is chosen for the final aircraft.
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Data de Publicação
2016-03-08
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