Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Gómez, Luben Cabezas
Koike, Gilberto Hirotsugu Azevedo
Título em Português
Modelagem e análise de um motor Lifan LF-139F visando redução do consumo específico de combustível ao alterar o tempo de fechamento da válvula de admissão, razão de compressão e ponto de ignição
Palavras-chave em Português
Motores
Modelagem
Eficiência térmica
Resumo em Português
Como a indústria automobilística vem buscando motores cada vez mais eficientes, o intuito deste trabalho é estudar o aumento a eficiência energética de motores de combustão interna ao aplicar os conceitos do ciclo Miller. Este trabalho consiste na modelagem unidimensional de um motor Lifan LF-139F, motor monocilíndrico, 4 tempos, ciclo Otto, de baixa cilindrada. Este motor é utilizado pela EESCuderia Mileage na prova Shell Eco-marathon, competição nacional e internacional que desafia jovens estudantes a projetar e construir veículos ultraeficientes. Esta modelagem tem como objetivo otimizar variáveis como: tempo de fechamento da válvula de admissão, razão de compressão e ângulo de ignição e analisar os seus impactos no consumo específico do dado motor. Esta análise e dados poderão servir como base para testes e um futuro projeto de motor, visando o aumento da eficiência energética e serão dadas sugestões para trabalhos futuros que complementariam este estudo.
Título em Inglês
Modeling and analysis of Lifan LF-139F engine aiming to reduce brake specific fuel consumption by varying intake valve close angle, compression ratio and spark angle
Palavras-chave em Inglês
Engines
Modelling
Thermal efficiency
Resumo em Inglês
As the automotive industry is seeking for more efficient engines, the goal of this paper is to study the increase in the efficiency by applying the Miller cycle concepts in internal combustion engines. This paper consists in the one-dimensional modeling of the Lifan LF139F engine, monocylindre, four-stroke, Otto cycle, low displacement engine. This engine is used by the EESCuderia Mileage in the Shell Eco-marathon competition, national and international competition that challenges undergraduate students to project and build ultraefficient vehicles. This modeling is focused optimizing variables as intake valve close angle, compression ratio and spark angle and analyzing its impacts on brake specific fuel consumption. This analysis and data should serve as a basis for tests and a future engine project focused on reducing its brake specific fuel consumption. By the end, suggestions will be given for future and complementary studies.
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Data de Publicação
2018-12-10
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