Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira, Leopoldo Pisanelli Rodrigues de
Ramos, Alexandre Carlos Rodrigues
Título em Português
Modelagem da transmissão continuamente variável de um veículo offroad
Palavras-chave em Português
CVT
Baja
Modelagem
Dinâmica veicular
Resumo em Português
O trabalho consiste no desenvolvimento de um modelo matemático que busca descrever o movimento e as características dinâmicas da transmissão CVT, utilizada no protótipo da Equipe EESC USP Baja em suas competições. A simulação é importante para prever o comportamento da CVT com diferentes configurações, diminuindo a necessidade de uma grande carga de testes. Primeiramente é apresentado uma breve introdução sobre o funcionamento da CVT, seguido do equacionamento que modela o comportamento dinâmico da CVT. Por fim é apresentado o modo com que o sistema foi implementado numericamente através do software Matlab SimuLink. São descritos os métodos de medição utilizados para aferir os dados necessários para concluir a modelagem e por fim são apresentados os resultados comparados com testes utilizando o protótipo da Equipe supracitada.
Título em Inglês
Modelling of the continously variable transmission of na off road vehicle
Palavras-chave em Inglês
Model
Vehicle dynamics
Resumo em Inglês
The work consists in the development of a mathematical model seeking to describe the movement and the dynamics characteristics of the CVT used in EESC USP Baja Team?s prototype. The simulation is important to predict the CVT behavior in different setups, reducing the need of a great load of tests. Before, it is presented a brief introduction about how CVT works, followed by the dynamic equations which rule the movement of the components. After, it is presented the way the system was numerically implemented through the software Matlab Simulink. The measurement methods are described later on the document, and the results of tests are compared with the model.
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Data de Publicação
2018-12-10
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