Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Silveira, Zilda de Castro
Fortulan, Carlos Alberto
Título em Português
Estudo da viabilidade técnica para o conceito de uma cadeira de rodas ortostática.
Palavras-chave em Português
Cadeira de rodas
Ortostatismo
Engenharia de sistemas
Engenharia simultânea
Viabilidade técnica
Engenharia de sistemas de computação
Resumo em Português
Para melhorar a qualidade de vida dos usuários de cadeiras de rodas contribuindo com sua integração na sociedade e na realização de atividades do cotidiano, foram desenvolvidos novos equipamentos, como as cadeiras de rodas ortostáticas, que proporcionam ao usuário benefícios fisiológicos e psicológicos provenientes da alternância entre a posição sentada e de pé. Entretanto o alto custo dos novos produtos faz com que a maioria dos usuários opte pela cadeira convencional, não usufruindo dos benefícios da troca de posição. No âmbito do desenvolvimento de produto, a engenharia simultânea e a engenharia de sistemas são poderosas ferramentas para o desenvolvimento de um produto adequado à capacidade de uma empresa e com um bom balanço entre vantagens e desvantagens. O objetivo do trabalho consistiu em investigar a viabilidade técnica de um conceito de uma cadeira de rodas ortostática utilizando os princípios e as ferramentas da engenharia simultânea e de sistemas, de modo que o projeto fosse coerente com o desenvolvimento do produto no contexto do trabalho de conclusão de curso. Os componentes do ciclo de vida do produto foram identificados e realizou-se o mapeamento dos elementos, atributos e ambientes referentes ao equipamento e ao universo interno e externo ao trabalho. Da literatura foram utilizadas medidas antropométricas da média da população masculina com idade entre 20 e 65 anos para a construção de um manequim virtual, utilizado como referência para o posicionamento do usuário segundo as dimensões confortáveis de alcance para uma pessoa, conforme norma NBR 9050:2004. Por fim, foram realizados equacionamentos da dinâmica da cadeira para compreender a influência de suas dimensões e do posicionamento do manequim na sua estabilidade e dirigibilidade. Desse modo, realizou-se o estudo da viabilidade técnica do conceito de uma cadeira de rodas ortostática, resultando num conceito de baixo custo coerente com o contexto do trabalho.
Palavras-chave em Inglês
Stand-up wheelchair
Orthostatism
Systems engineering,
Concurrent engineering,
Technical feasibility.
Resumo em Inglês
To improve life quality of wheelchair users contributing with their integration into society and with carrying daily activities, new equipment were developed, such as stand-up wheelchairs that provide physiological and psychological benefits to the user just from switching between sitting and standing positions. However, the high cost of these new products makes most users to choose for the conventional wheelchair, not taking advantage of the switch positions benefits. In the context of product development, concurrent engineering and systems engineering are powerful tools for the development of a product that is suitable to the industrial capacity and with a good balance of advantages and disadvantages. The objective of this study was to investigate the technical feasibility of a stand-up wheelchair concept using the principles and tools of concurrent and systems engineering so that the design was consistent with the product development in the context of the course conclusion work. The product life cycle components were identified and elements, attributes and environment of the equipment and the internal and external universe of the work were mapped. Anthropometric measures of the average male population aged between 20 and 65 years old taken from literature were used to build a virtual dummy, used as a reference for positioning the user according to people comfortable reach dimensions from NBR 9050:2004 standard. Finally, equations of the wheelchair dynamic response were carried out to understand the influence of its dimensions and the positioning of the dummy on the wheelchair stability and maneuverability. Thus, the technical feasibility study of the stand-up wheelchair concept was done, resulting in a low-cost concept consistent with the work context.
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Data de Publicação
2014-03-06
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