Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Passarini, Luis Carlos
Canale, Antonio Carlos
Título em Português
Introdução a dinâmica lateral veicular através de um simulador no Matlab e Simulink
Palavras-chave em Português
Dinâmica lateral
Automobilística
Simulação
Matlab
Simulink
Dinâmica veicular
Pneu
Resumo em Português
No estudo da dinâmica lateral veicular muitas vezes não é levada em conta a região não linear da curva do pneu, no entanto, os pneus costumam trabalhar nessa região durante testes de segurança e em veículos trafegando a altas velocidades em curvas de raio pequeno. Visando realizar um estudo do comportamento de um veículo na curva e levando em conta a região não linear da curva do pneu, foi adaptado o modelo de bicicleta encontrado na literatura e a partir dele o equacionamento descrevendo o comportamento do veículo em uma curva. Esse equacionamento foi implementado no ambiente Simulink do Matlab, em que foi criado um simulador usando as equações desenvolvidas. Junto ao simulador foram criados códigos para gerar as curvas do pneu a partir de arquivos contendo dados de testes dos pneus. Com esses dados e os dados de alguns veículos foram feitas simulações dos veículos numa curva de raio constante e velocidade e ângulo de esterçamento variáveis. Os resultados mostram a importância de se dispor corretamente o peso em um veículo e como o mesmo se comporta ao realizar uma curva.
Título em Inglês
Introduction to vehicular lateral dynamics through a simulator in Matlab and Simulink
Palavras-chave em Inglês
Lateral dynamics
Automobile
Simulation
Vehicle dynamics
Tire
Resumo em Inglês
In the study of vehicular lateral dynamics, the nonlinear region of the tire curve is often not considered, however, tires usually work in this region during safety tests and in vehicles traveling at high speeds in small-radius curves. To carry out a study of the behavior of a vehicle in the curve and considering the nonlinear region of the tire curve, a bicycle model adapted from the literature was developed and from it a series of equations describing its behavior in a curve. Then these equations were transferred to Simulink in Matlab, in which a simulator was created using the developed equations. Concomitantly to the simulator were created codes to generate the tire curves from files containing tire test data. With these data and the data of some vehicles, simulations were done in a curve of constant radius and variable speed. The results show the importance of correctly arranging the weight in a vehicle and how it behaves when performing a curve.
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Data de Publicação
2017-09-28
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