Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira, Leopoldo Pisanelli Rodrigues de
Mandeli Netto, Antonio
Título em Português
Modelagem multicorpos de um veículo BAJA SAE e estudo de sua dinâmica vertical
Palavras-chave em Português
Suspensões veiculares
Dinâmica vertical
BAJA SAE
Multicorpos
Resumo em Português
Neste trabalho são apresentadas as principais considerações feitas durante o projeto da dinâmica vertical de um sistema de suspensão para aplicação fora de estrada com enfoque dimensional na categoria de competições universitárias Baja SAE. Será desenvolvido um modelo de um veículo Baja SAE utilizando o software MSC ADAMS Car® que segue uma metodologia de cálculo multicorpos, baseada no movimento de corpos rígidos simples conectados por juntas padronizadas, o que torna muito prática a representação dos mecanismos de uma suspensão veicular. O modelo é construído com base nas dimensões do veículo protótipo de 2013 da Equipe EESC USP Baja SAE e é estudado comparativamente através da repetição no ambiente do software de ensaios realizados em laboratório com o veículo finalizado. Comparando-se os resultados medidos e calculados, será então apresentado um primeiro ensaio de métrica de projeto focada na melhoria da capacidade do sistema de suspensão de transpor obstáculos típicos encontrados durante competições SAE.
Título em Inglês
Multibody modelling of a BAJA SAE vehicle and the study of its vertical dynamics
Palavras-chave em Inglês
Vehicle suspension
Vertical dynamics
BAJA SAE
Multibody
Resumo em Inglês
This work brings the main considerations made during the vertical dynamics design of a vehicular suspension system focused on the off road university racing category Baja SAE. It will be developed a full car model of a Baja SAE vehicle using the multibody software MSC Adams Car®, following a practical method to represent vehicle suspensions based on the calculation of the motion of simple rigid bodies connected by standard joints. The model is built based on the dimensions of the 2013 prototype of the EESC USP Baja SAE Team and is studied through repetition of laboratory tests with the finalized vehicle inside the software environment. Comparing both the measured and the calculated results is possible to develop a first design improvement metric focused on enhance the vehicle capacity to overcome the usual obstacles found in SAE competitions.
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Data de Publicação
2016-08-25
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