Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oleskovicz, Mario
Momesso, Antônio Eduardo Ceolin
Título em Português
Análise da múltipla estimação no processo de localização de faltas em sistemas de distribuição
Palavras-chave em Português
Múltipla estimação
Localização de faltas
Cálculo da reatância
Resumo em Português
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mostrar um dos problemas mais comuns na localização de faltas em sistemas de distribuição, a múltipla estimação. Para a contextualização deste trabalho, foram introduzidos todos os aspectos de um sistema de distribuição (elementos, topologia, perfil de consumo e aspectos regulatórios), definição e caracterização das faltas e introdução a alguns dos métodos de localização de falta (método do cálculo da reatância, ondas viajantes e sinalizadores). Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado o método do cálculo da reatância para a obtenção da distância. Após o cálculo, foi demonstrado um dos problemas associados a esse método, a multipla estimação. Para a demonstração, foi utilizado o modelo de sistema IEEE 34 barras, simulando as possíveis faltas no software OpenDSS. Após a análise dos resultados, foi feito o cotejamento com o novo método, que utiliza todas as fases para o cálculo da distância da falta. Esse se mostrou eficaz, diminuindo (mas não erradicando) consideravelmente a múltipla estimação.
Título em Inglês
Analysis of the multiple estimation in the fault location process in distribuition systems
Palavras-chave em Inglês
Multiple estimation
Fault location
Reactance calculation
Resumo em Inglês
This work had as objective to show one of the most common problems in the location of faults in distribution systems, the multiple estimation. For the contextualization of this work, all aspects of a distribution system (elements, topology, consumption profile and regulatory aspects) were introduced, definition and characterization of faults and introduction to some fault location methods (reactance calculation method, traveling waves and FLAGS) For the development of the research, the reactance calculation method was used to obtain the distance. After the calculation, was demonstrated one of the problems associated with this method, the multiple estimation. For the demonstration, the IEEE 34 bus system model was used, simulating the possible faults in the OpenDSS software. After the analysis of the results, the comparison was made with the new method, which uses all phases to calculate the distance of the fault. This was effective, decreasing (but not eradicating) considerably the multi estimation.
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Data de Publicação
2020-03-30
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