Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Gonzaga, Diogenes Pereira
Aguiar, Manoel Luis de
Título em Português
Projeto de uma máquina síncrona com ímã permanente no rotor
Palavras-chave em Português
Máquina síncron
Ímã
Rotor externo
Veículos elétricos.
Resumo em Português
O presente trabalho trata do projeto de uma máquina síncrona de ímã permanente no rotor, cuja aplicação é voltada para sistemas de tração veicular do tipo direct-drive. Mais precisamente, a máquina projetada é destinada para o uso em motocicletas uma vez que, os parâmetros observados são compatíveis com uma motocicleta com motorização de250cc, levando em conta ainda, as dimensões da roda onde a máquina será disposta. Os sistemas de tração direct-drive são baseados na atuação direta, sem sistema de redução, do motor na roda do veículo. Desta forma, a eficiência global do sistema de tração é superior aos convencionais por eliminar consideravelmente as perdas mecânicas devidas ao sistema de redução. Com base nos parâmetros de torque máximo e potência máxima de uma moto de 250cc, realiza-se o projeto e dimensionamento da máquina. Por fim, faz-se a simulação do projeto em um software de elementos finitos a fim de que se possa otimizar a máquina e corrigir possíveis falhas no dimensionamento.
Palavras-chave em Inglês
Brushless
Electric Vehicle
Outer-Rotor Motor
Synchronous Machine
Resumo em Inglês
This work describes the design of a direct-drive permanent magnet synchronous machine that is suitable for electric motorcycles. The machine is designed to develop the same power that is developed by a conventional 250cc motorcycle engine. One of the goals of this work is to design an outer-rotor machine that is coupled directly to the wheel (direct-drive or in-wheel motor), so that is necessary to know the dimensions and arrangements of the wheels. The direct-drive systems don’t need any gearbox to drive the vehicle, so that the global efficiency is higher than conventional systems (internal combustion engine + gearbox + wheels). The design and performance of the machine are assessed by means of simula-tions using the finite element method. The finite element method is the main tool to optimize the machine’s design.
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Data de Publicação
2012-03-27
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