Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Sousa, Vanusa Alves de
Pereira, Fernando Silva
Título em Português
Nacionalização do painel motorpact - painel de partida de motores de média tensão
Palavras-chave em Português
Motores elétricos
Proteção operacional
Nacionalização
Acionamentos elétricos
Painéis elétricos
Chaves de partida
Painéi automotivos
Resumo em Português
O sucesso de uma empresa está associado à sua capacidade de entender como funcionam as forças do ambiente de negócios e de sua competência em converter de forma habilidosa esse conhecimento em produtos e serviços que ofereçam valor superior aos consumidores. As empresas que excedem as expectativas dos clientes surpreendendo-os com produtos e serviços inovadores, além de assegurarem vantagens competitivas sustentáveis, podem ocupar posições de liderança em mercados altamente competitivos. A manutenção da alta competitividade em mercados onde as mudanças ambientais são freqüentes exige das organizações decisões criativas em nível tanto estratégicas como operacional. A capacidade de a empresa atender os consumidores e gerar resultados empresariais positivos depende da habilidade dela de gerenciar a inovação e o processo de desenvolvimento de novos produtos. A empresa Schneider Electric atualmente trabalha com dois níveis de produção na linha de painéis elétricos sendo: Nível Comercial (Nível-C) e Nível Industrial (Nível- I), que serão melhores explicados neste trabalho. A gama de painéis Motorpact era comercializada somente em nível – C, os painéis eram recebidos pré-fabricados dos EUA sendo, realizado aqui no Brasil o processo de customização do painel. Com a finalidade de se tornar nível- I houve durante o ano de 2008 a nacionalização do painel (fabricação de chaparia, montagem dos cubículos e montagens finais), através deste processo é esperada a diminuição do tempo de fabricação (Lead Time) devido à importação (estima-se 60 dias), uma diminuição no custo de montagem, que futuramente a empresa torne-se uma fornecedora para a América Latina, além de oferecer uma flexibilidade quanto à cor do painel (Painel importado somente na cor cinza). Neste contexto o trabalho irá apresentar a linha de painéis fabricados pela Schneider referente a gama de partida de motores até 7,2kV, irá fazer um breve estudo sobre motores assíncronos e sobre alguns tipos de chave de partida e enfim tratar das etapas de nacionalização do painel
Palavras-chave em Inglês
Electric engines
Operational protection
Nationalization
Electric drivers
Electric panels
Starter's keys
Resumo em Inglês
The company success is associated with its capacity to understand as the business-oriented forces of the environment and its ability in converting of form adept this knowledge in products and services function that offer superior value to the consumers. The companies who exceed the expectations of the customers surprising them with products and innovative services, beyond assuring sustainable competitive advantages, can occupy position of leadership in highly competitive markets. The maintenance of the high competitively in markets where the ambient changes are frequent demands of the organizations creative decisions in level strategically as in such a way operational. The capacity of the company to attend the consumers and to generate resulted enterprise positives depends on the ability of it to manage the innovation and the process of development of new products. The company Schneider Electric actually, it works with two levels of production in the line of electric panels being: Commercial level (Level-C) and Industrial Level (Level- I), that better they will be explained in this work. The gamma of Motorpact panels was only commercialized in level – C - the panels were received prefabricated from the U.S.A. being made here in Brazil, the panel customization process. With the purpose of if becoming level – I, the nationalization of the panel had during the year of 2008 (manufacture of would plating, final assembly of the cubicles and assemblies), Through this process is waited the reduction of the time of manufacture (Lead Time) due to importation (it are esteemed 60 days), a reduction in the cost of assembly, that future the company becomes a supplier for Latin America, beyond offering a flexibility how much to the color of the panel (imported Panel only in the gray color). In this context the work will go to present the line of panels manufactured for the referring Schneider the gamma of departure of engines until 7,2kV, will go to make a briefing study on asynchronous engines and some types of departure key and at last to deal with the stages of nationalization of the panel
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2010-05-18
Número de visitas
1326
Número de downloads
10763
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.