Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Machado, Ricardo Quadros
Neves, Rodolpho Vilela Alves
Título em Português
Uma proposta de frenagem regenerativa para máquina sem escovas de corrente contínua
Palavras-chave em Português
Frenagem Regenerativa
Motor
Máquina sem escovas
Corrente contínua
Ponte trifásica inversora
Veículo elétrico
PWM
dsPIC
Resumo em Português
Este trabalho apresenta o estudo e implementação da regeneração de energia por meio de frenagem de um motor de corrente contínua sem escovas, sem inserção de chaves de potência ou conversores adicionais. Para isso, discute-se as abordagens teóricas da frenagem regenerativa, além de técnicas de acionamento e levantamento de parâmetros elétricos e mecânicos da máquina. O sistema completo foi inicialmente simulado em ambientes computacionais como o Matlab, Simulink e Simscape e em seguida implementado na prática usando conjuntos de circuitos de potência e de sinal permitindo tanto a operação da máquina no modo motor como no modo de regeneração de energia via frenagem elétrica. Com o sistema implementado, foi possível verificar satisfatoriamente o modo de operação de frenagem regenerativa, levantar faixas de funcionamento em que a energia regenerada é maior de acordo com a aplicação do ciclo de trabalho nas chaves da ponte inversora e fazer análises de casos utilizando a frenagem regenerativa.
Título em Inglês
A regenerative braking proposal for a brushless DC machine
Palavras-chave em Inglês
Regenerative brake
Machine
Brushless
Direct current
Three fase bridge inverter
Electric vehicle
Resumo em Inglês
This work presents the study and the implementation of braking energy regeneration of a brushless DC motor, without the insertion of additional switches or power converters. For this, the theoretical approaches of the regenerative braking, as well as power driver techniques and of electrical and mechanical parameters identification of the machine are discussed. The complete system was initially simulated in computational environments such as Matlab, Simulink and Simscape and then implemented in practice using power and signal circuitry for both operation in motor mode and power regeneration mode via electric braking . With the system running, it was possible to verify the regenerative braking mode satisfactorily, estimate the operation ranges in which the energy amount regeneralized is higher according to duty cycle applied and carry out analysis of cases using regenerative braking.
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Data de Publicação
2018-01-17
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