Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Goldenberg, Carlos
Estigoni, Marcus Vinícius
Título em Português
Utilização do Método KTL em Pinturas Industriais
Palavras-chave em Português
Tratamento de superfícies
Corrosão
KTL
Pintura industrial
Indústrias
Pintura
Resumo em Português
Com o avanço da tecnologia houve também o avanço tecnológico do uso do metal com técnicas mais sofisticadas. Mesmo com o aumento do uso do metal na indústria, um dos problemas que encontramos é a corrosão. Para a solução desse problema, é preciso utilizar procedimentos para tratamento de superfície dos metais. A corrosão dos metais consiste no conjunto de reações químicas e eletroquímicas em meio corrosivo. Ocorre a corrosão quando o metal vai perdendo suas propriedades e se tornando em outra substância. O meio corrosivo pode ser o próprio ambiente, como também o solo, a água, o ar e a atmosfera. O produto dessa corrosão é a ferrugem, no qual a corrosão é superficial. As formas de combate são a metalização e a pintura. O zinco é o metal mais indicado para proteção. E os processos usados são a imersão a quente e galvanização. Ou ainda por eletrodeposição ou zincagem eletrolítica, fazendo um tratamento da superfície do metal. Antes de se fazer o tratamento dessa superfície, é necessário ocorrer um pré-tratamento para retirada de graxas e óleos, trincas e abrasivos de polimento. O pré-tratamento pode ser dividido em mecânico, como lixamento, jateamento, vibração e tamboreamento ou químico como desengraxamento e decapagem. Após o processo de pré-tratamento é preciso passar por um processo de secagem, ai sim depois ser pintado. A pintura tem a finalidade da peça tomar aparência atraente, auxilia na segurança industrial ,impermebialização e diminuir a rugosidade. Um esquema geral de pintura consta nos seguintes passos: Inspeção e preparação da superfície, aplicação da tinta de fundo e aplicação da tinta de acabamento, coesão e adesão. A tinta é dividida em veículo, solvente, pigmentos e aditivos. A pintura pode ser uma pintura líquida, a pó eletrostático e KTL. Após o processo de pintura a peça passa por uma estufa de polimerização, o processo pode ser estacionário, contínuo, utilizando monovias manuais, transportadores terrestres e transportadores aéreos. Para isso é necessário definirmos um projeto do sistema levando em conta tamanho da peça, produção esperada, dimensionamento da cabine e custos envolvidos. Após processos de pintura a peça ou o produto passa por severas normas técnicas de controle de qualidade, para isso precisamos fazer ensaios mecânicos utilizando rugosímetros, e outros aparelhos, afim da medição de película de tinta. Além disso, depois do processo de pintura é necessário fazermos um tratamento dos efluentes envolvidos, para diminuirmos a agressividade ao meio ambiente.
Palavras-chave em Inglês
Surfasse treatment
Corrosion
KTL
Industrial painting
Resumo em Inglês
Along the ages the evolution of metal-handling technology has lead to more sophisticated techniques. Even with the increasing use of metal in industrial processes, one of the main problems faced is corrosion. To solve this issue, it is necessary to use metal surface treating procedures. The corrosion of metal consists in the chemical and electrochemical reactions that occur in corrosive environments. Corrosion occurs when the metal looses its proprieties and becomes another substance. The corrosive environment may be the environment itself, as well as the ground, the water, the air and the atmosphere. The result of this corrosion is rust, when corrosion is superficial. The way to counteract corrosion is painting the surface. Zinc is the most indicated metal for protection. And the processes used are immersion and galvanization. Or even by electro deposition or electrolytic zincing, treating the surface of the metal. Before the surface’s treatment, pre-treatment must take place to remove oils and lubricants, cracks and polishing abrasives. The pre-treatments may be divided as either mechanical, like sanding, blasting, vibration, and tumbling, or chemical, like degreasing and pickling. After the pre-treatment a drying process must take place before being painted. The painting has the finality of making the tool have a more attractive appearance, helps ensure industrial security, makes the tool waterproof and reduces friction. A normal painting process consists in the following steps: inspection and preparation of the surface, appliance of the base layer of paint, appliance of the final layer of paint, cohesion and adhesion. The paint is divided into vehicle, solvent, pigments and additives. The paint can be liquid paint, electrostatic dust or KLT. After the painting process the tool goes into a polymerization stove, this process may stationary or continuous utilizing manual monorails, inland carriers and aerial carriers. For that it is necessary to define a project of the system considering the size of the tool, the expected production, the dimensions of the cabin and the total costs. After the painting process the tool or product goes through severe tests of quality control, for this we apply mechanical tests using roughness meters and other devices, in order to measure the roughness of the paint layer. Besides this, after the painting process it is necessary to have an effluent treatment in order to reduce environmental impacts.
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Data de Publicação
2012-11-13
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