Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Vieira, Marcelo Andrade da Costa
Gonzaga, Adilson
Título em Português
Sistema de detecção de sonolência, por meio de visão computacional.
Palavras-chave em Português
Visão computacional
Odroid U2
Open CV
Biometria
Reconhecimento de objetos
Inteligência artificial
Resumo em Português
A sonolência é uma das principais causas de acidentes automobilísticos. Sendo assim, um sistema que identifique o estado de sonolência de um motorista em um veículo poderia prevenir inúmeros acidentes ao redor do mundo. Técnicas poderosas, como as existentes no ramo da visão computacional, podem ser empregadas para o desenvolvimento de tal sistema, tendo por base estudos da fisiologia do sono que provam que existe uma relação entre o tempo de uma piscada com a sonolência de um ser humano. Sendo assim, utilizando-se de um poderoso computador de dimensões reduzidas, a Odroid U2, foi desenvolvido na linguagem C++, um algoritmo, baseado no algoritmo de Viola e Jones, capaz de reconhecer se o olho do usuário está aberto ou fechado em um ambiente com iluminação controlada. Os testes realizados com 6 indivíduos indicaram uma taxa de acerto maior que 95% na determinação do estado dos olhos do usuário.
Palavras-chave em Inglês
Computer vision
Odroid U2
Open CV
Biometrics
Object recognition
Artificial intelligence;
Resumo em Inglês
Sleepiness is a major cause of traffic accidents. Thus, a system that identifies the state of drowsiness of a driver in a vehicle could prevent many accidents around the world. Powerful techniques, such as those existing in the computer vision field, can be used to develop such a system, based on sleep physiology studies demonstrating that there is a relationship between the time a blink with the drowsiness of a human being. Thus, using a powerful computer with reduced dimensions, the ODROID U2 was developed in C ++, an algorithm based on the Viola and Jones algorithm can recognize whether the user's eye is opened or closed in an environment with controlled lighting. Tests conducted with 6 subjects showed an accuracy rate above 95% in determining the user's eye state.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-01-29
Número de visitas
446
Número de downloads
522
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.