Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Título em Português
Estudo e elaboração de uma rede de controle baseada no protocolo can para aplicação em eletrônica embarcada
Palavras-chave em Português
CAN
Fórmula SAE
Sistema embarcado
Rede de controle
Eletrônica automotiva
Controle distribuído
SAE J1939
Sistemas embutidos
Automóveis
Eletrônica
Inovações tecnológicas
Resumo em Português
Projeto de uma rede baseada no protocolo Controller Area Network (CAN), para controle e troca de dados do veículo protótipo de fórmula SAE da equipe EESC - USP. O projeto é composto por três unidades de controle eletrônico - Electronic Control Unit (ECU): Interface com a unidade de controle do motor - Engine Control Module (ECM), Painel e Aquisição de Dados. Cada ECU, ou nó, tem uma função específica, como obter dados de sensores, prover informações ao piloto ou enviar dados para um ponto remoto por telemetria. O projeto considerou análise de custo como essencial, devido ao orçamento restrito da equipe. Utilizou-se o microcontrolador Microchip 18F258 e protocolos recomendados pela norma SAE J1939. Realizaram-se testes e diagnósticos de tráfego de mensagens na rede em uma bancada dedicada, permitindo simular condições reais do veículo. Pôde-se assim constatar o seu funcionamento adequado. Obtiveram-se resultados promissores, possibilitando novas aplicações que ampliem o sistema de controle e troca de informações, sem alterações na topologia da rede. O projeto proporciona aumento de desempenho do veículo através de inovação tecnológica, a qual é um dos objetivos da equipe EESC - USP.
Palavras-chave em Inglês
SAE J1939
CAN
Formula SAE
Automotive electronic
Control Network
Distributed ECUs
Resumo em Inglês
Project of a network based on Controller Area Network (CAN) protocol, for control and data exchange of the fórmula SAE vehicle prototype from EESC - USP team. The project consists of three electronic control units: Engine Control Module (ECM) Interface, Panel and Data Acquisition. Each ECU has specifics functions like data acquisition from sensors, data display to the pilot and data transfer to a remote point, by telemetry. The team has a limited budget thus the project considered cost analyzes as essential. It was used Microchip 18F258 microcontroller and protocols recommended by SAE J1939 standard. It was made tests and message traffic diagnostic in the network using a dedicated bench, that simulated vehicle actual conditions. It was verified the network adequate operation. Promising results was achieved, allowing new applications that expand control system and data exchange, without modifications in the network topology. The project provides vehicle performance improvement using technological innovation, which is one of the goals of EESC – USP team.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2010-05-21
Número de visitas
1569
Número de downloads
4102
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.