Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Passarini, Luis Carlos
Aguiar, Manoel Luis de
Título em Português
Aplicação de dsPIC no acionamento e controle de um motor brushless CC de um carro elétrico
Palavras-chave em Português
BLDC
Brushless
Comutação eletrônica
PWM
Controlador PI
DsPIC
Ponte trifásica
Controle de velocidade
Resumo em Português
Este trabalho apresenta o estudo e a implementação de um sistema de controle e acionamento de um motor brushless utilizado na tração motora de um veículo elétrico. Esses motores não possuem escovas, portanto, a comutação é realizada eletronicamente. A lógica de comutação para o motor é desenvolvida utilizando sensores de efeito Hall para a realimentação da posição do rotor. A ação de controle utilizada é a proporcional-integral, a qual é implementada via PWM em um dsPIC. O circuito de potência implementado é uma ponte inversora trifásica de média potência para operação no modo seis pulsos 120o , responsável pelo acionamento das fases do motor. As placas de circuito impresso dos circuitos projetados foram confeccionadas e ensaios de detecção da ordem das fases do motor, sequência de chaveamento da ponte inversora e de identificação de um modelo matemático para o motor foram realizados. O acionamento, o controle e os testes realizados com a ponte inversora e com sistema final foram bem sucedidos. Este trabalho servirá como plataforma de desenvolvimento para controle de velocidade de um veículo elétrico, possibilitando a realização de ensaios de frenagem para efetuar a inversão da corrente, o projeto de uma malha de controle de corrente e estudo da utilização outros microcontroladores.
Palavras-chave em Inglês
BLDC
Bushless
Electronic commutation
PWM
PI controller
Hall effect sensors
DsPIC
Inverter bridge
Speed control
Resumo em Inglês
This work presents the study and design of a brushless DC motor drive and control system to be used in an eletric car. This type of motor is electronically commutated, since they are brushless. The motor commutation logic is implemented using Hall effect sensors for rotor position feedback. The control used is a proportional-integral controller implemented via PWM in a dsPIC microcontroller. The power circuit developed is a three-phase middle power inverter bridge in the six step 120o mode, responsible for the motor driving. The printed circuit boards were built and tested. Also, tests for the detection of the phase order, driving sequency and identification of the motor were performed. Both driving and control systems worked as expected as well as the inverter bridge. This work will serve as a development plataform for future projects as speed control with braking tests to reverse the current, a design current control loop and the use of another microcontroller
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Data de Publicação
2016-02-16
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