Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Vieira, Marcelo Andrade da Costa
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Codá, Luiza Maria Romeiro
Título em Português
Aplicativo de controle de um tabuleiro eletrônico do jogo War baseado em sistemas multiestágio
Palavras-chave em Português
Multiestágio
EEPROM
LCD
Infravermelho
War
PIC
Jogos
Engenharia elétrica
Resumo em Português
Este trabalho é fruto da vontade de seus autores e orientador de se realizar um trabalho que trouxesse aplicação prática aos conceitos passados ao longo da graduação e que fosse também de fácil interação com um usuário leigo. A paixão por jogos e o gosto por sistemas multiestágio fizeram nascer idéia a que possibilitou casar essas vontades. Aqui é descrito todo o projeto de criação de uma versão eletrônica do jogo de estratégia War, que se utiliza de vários sistemas (tais como microcontroladores, memórias, comunicação infravermelha, displays, rotinas de programação, etc.) para a implementação eletrônica de um jogo, onde se possam aplicar os conhecimentos de engenharia elétrica adquiridos ao longo da graduação, em especial, conhecimentos de sistemas multiestágio, isto é, sistemas constituídos de diversos módulos com funções especificas como por exemplo interface com o usuário, comunicação visual, comunicação entre os módulos utilizando protocolos, armazenamento de dados, etc. O projeto é baseado em um tabuleiro eletrônico semelhante ao jogo original e um controle sem fio que permite aos jogadores efetuarem as diferentes opções oferecidas durante uma partida do jogo. Esse trabalho é dividido em duas partes: uma para hardware e outra para software. Essa monografia tange tudo aquilo concernente ao software. O trabalho de conclusão de curso de Alício Aparecido Moraes de Souza versa sobre os aspectos de hardware. Esses dois trabalhos são, portanto, complementares e devem ser encarados como um trabalho único
Palavras-chave em Inglês
Multistage
EEPROM
LCD
Infrared
Risk
PIC
Resumo em Inglês
This work is consequence of its authors and advisor’s will to implement a project that brings practical application to the concepts passed throughout the graduation and that is also of easy interaction with a lay user. The passion for games and the liking for multistage systems produced the idea which has made possible these wills to be joined. Here it is described the whole project of an electronic version to the strategy game called Risk (War in Brazil) which uses many systems, such as microcontrollers, memories, infrared communication, displays, programming routines, etc., to implement a game where it is possible to apply the electrical engineering knowledge acquired throughout the graduation, specially, multistage systems knowledge, that is, systems consisting of several modules with specific functions such as the user interface, visual communication, communication between the modules using protocols, data storage, etc. The project relays on an electronic board game similar to the original and a wireless remote control which allow players to execute different options available in a game. This work is divided into two parts: one for hardware and another for software. This monograph concerns to everything related with software. The course conclusion work of Alício Aparecido Moraes de Souza turns on the hardware aspects. These two works are, therefore, complementary and must be faced as an only work
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Data de Publicação
2010-05-11
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