Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Ramos, Rodrigo Andrade
Fraccaroli, Eduardo Sacogne
Título em Português
Implementação de controle digital de posição do motor CC em tempo real utilizando MATLAB e Simulink.
Palavras-chave em Português
Controle digital de posição
Motor CC
Real-Time Workshop
MatLab
Simulink
Motores elétricos
Tempo real
Resumo em Português
O trabalho aqui desenvolvido tem por objetivo a análise do desempenho de controladores digitais disponíveis na literatura aplicados ao controle de posição do motor CC, e a eficiência do controle em tempo real utilizando o toolbox Real-Time Workshop do Simulink. Em uma primeira etapa, serão feitos estudos dos recursos do toolbox Real-Time Workshop. Na segunda etapa, será implementado o circuito tipo ponte H de acionamento do motor, bem como os circuitos de isolamento óptico entre a placa de aquisição de dados National Instruments AT-MIO-16E-10 e o circuito de potência. Na terceira etapa, com a interface microcomputador-motor concluída, o modelo dinâmico do motor CC será encontrado a partir de testes de degrau de tensão e o System Identification Tool do MATLAB. Finalmente, com a dinâmica do motor modelada, poderão ser investigados diferentes tipos de controladores, tais como Proporcional (P), Proporcional-Integral (PI), Proporcional-Integral-Derivativo (PID) com auxílio do MATLAB e toolbox Real-Time Workshop do Simulink.
Palavras-chave em Inglês
Digital position control
DC motor
Real-time Workshop
MatLab
Simulink
Resumo em Inglês
The document here presented aims to analyze the performance of digital controllers available in the literature applied to DC motor position control, as well as real-time control efficiency with Simulink Real-Time Workshop. On a first step, studies of the resources of Real-Time Workshop toolbox will be made. On a second step, the H-bridge circuit will be implemented in order to drive the motor, as well as the optical isolation between the National Instruments AT-MIO-16E-10 data acquisition board and the power circuitry. On a third step, with the PC-Motor interface already designed and implemented, the DC motor dynamic model will be found with voltage step tests and MATLAB System Identification Tool. Finally, with the known DC motor dynamics, different types of controllers, such as Proportional (P), Proportional-Integral (PI) and Proportional-Integral-Derivative (PID) will be investigated and implemented with MATLAB and Simulink Real-Time Workshop.
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Data de Publicação
2013-02-06
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