Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Oliveira Junior, Azauri Albano de
Codá, Luiza Maria Romeiro
Aguiar, Manoel Luis de
Título em Português
Instrumentos virtuais para medição das freqüências de ruído e vibração em componentes automotivos
Palavras-chave em Português
Ruídos dos transportes
Vibrações
Veículos
Resumo em Português
Os condutores e passageiros de veículos automotores a cada dia tornam-se mais críticos em relação à presença de ruídos e vibrações. Melhorando a qualidade dos componentes automotivos, aumentamos o conforto do cliente, por esse motivo é crescente o investimento nesta área da indústria automotiva conhecida como NVH (Noise, Vibration and Harness) ou N&V, em alguns paises. Os ruídos e vibrações produzidos no sistema de direção são sentidos mais facilmente pelo motorista, pois são propagados por peças rígidas como coluna de direção e volante. Tais ruídos que se assemelham a longos e profundos rangidos, são conhecidos no meio técnico como groan ou roar noise e apresentam freqüência de oscilação na ordem de 120 Hz. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma instrumentação virtual para a medição das freqüências de oscilação dessas vibrações e ruídos e a geração de dados para a identificação dos mecanismos causadores de tais problemas. As calibrações e medições são realizadas com acelerômetros e microfones e a determinação das freqüências é realizada com o auxílio de Instrumentos Virtuais criados em LabVIEW que realizarão a transformada de Fourier
Palavras-chave em Inglês
Noise
Vibration
LabVIEW
Frequency
Steering
Vehicle
Resumo em Inglês
The drivers and passengers of automachine vehicles to each day are more critical in relation to the presence of noise and vibrations. Improving the quality of the automotives components, we increase the comfort of the customer, for this reason the investment is increasing in this area of automotive industry, and is known as NVH (Noise, Vibration and Harness) or N& V, in some countries. The noises and vibrations produced in the steering system are more easily felt by the drivers, since they propagate through rigid parts as steering wheel and column. Such noises are known as groan or roar noise and have frequency of oscillation in the order of 120 Hz. The objective of this work is the development of virtual instruments to measure the oscillation frequencies of those vibrations and noises and the production of data to identification of the sources of such problems. The measurements will be carried through with accelerometers and microphones and the determination of the frequencies with aid of a software that will do the Fourier transform
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Data de Publicação
2010-05-05
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