Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Guimarães, Ester Feche
Almeida, Amanda Francieli de
Título em Português
Análise da resiliência de operadoras de saneamento frente a extremos climáticos e impacto desses estudos de caso na formação e atuação do Engenheiro Ambiental
Palavras-chave em Português
Resiliência
Extremos climáticos
Engenharia Ambiental
Resumo em Português
O presente trabalho estrutura-se a partir da hipótese de que as empresas, públicas ou privadas, responsáveis pelos serviços de saneamento dos municípios brasileiros – em alguns casos mantido pela própria prefeitura – não consideram o conceito de resiliência em suas operações. A resiliência, nesse caso, refere-se à capacidade de seus sistemas provedores de água e tratamento de esgotos de atenderem, em meio a eventos climáticos extremos, todos os consumidores em mesmo grau quali-quantitativo dos obtidos durante sua operação regular. Assim, acredita-se que tais sistemas não estariam preparados em termos de gestão de operação, qualidade e atendimento aos extremos de seca e pluviosidade. Em vista disso, foram estipuladas visitas a campo para conhecer um pouco dos sistemas de algumas operadoras do estado de São Paulo. Essas visitas contribuíram então com informações referentes a rotina de operação dessas empresas, bem como sua infraestrutura para atendimento da demanda dos municípios. A partir então dos dados primários coletados, em campo, bem como de revisão bibliográfica sobre o tema, dados secundários, pôde-se fazer uma análise crítica em relação a atuação dessas empresas e a adoção de temas como Mudanças Climáticas, Segurança Hídrica, Sustentabilidade e Resiliência em sua gestão e operação. Ainda, o trabalho desenvolvido buscou trazer os projetos e pesquisas desenvolvidas pelo graduando ao longo do curso, bem como relacionar tais atividades as relatadas em campo e como esse compêndio de atividades contribuiu para a formação e atuação do aluno como Engenheiro Ambiental. Nesse sentido, a primeira parte do trabalho buscou apresentar as motivações e metodologia adotada para atender aos objetivos definidos, bem como as viagens de campo realizadas. Na sequência, unindo as análises individuais feitas para cada realidade visitada, é apresentada análise crítica em âmbito geral, trazendo um comparativo das operadoras conhecidas e proposições no sentido da resiliência frente aos extremos climáticos. Por fim, é dado um panorama geral das atividades de pesquisa desenvolvidas pelo aluno, bem como é exposta sua relação com a atuação profissional do mesmo, mostrando que o cerne do aprendizado a partir de tais experiências não foi apenas a escrita deste Trabalho de Graduação, mas sim a carreira na Engenharia Ambiental.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2020-03-31
Número de visitas
296
Número de downloads
268
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.