Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Mendonça, Augusto
Ranieri, Victor Eduardo Lima
Título em Português
Indicação de conexões florestais e medidas de conservação do solo e biodiversidade: subsídios para formação de corredor ecológico entre as Estações Ecológicas de Itirapina e São Carlos
Palavras-chave em Português
Conexão florestal
Métrica da paisagem
Susceptibilidade à erosão
SIG
Erosão
Sistema de Informação Geográfica
Biodiversidade - estudo
Recursos naturais
Resumo em Português
O objetivo geral do trabalho foi propor conexões florestais em área localizada entre a Estação Ecológica de São Carlos e a Estação Ecológica de Itirapina, localizadas nos municípios de Itirapina/SP e Brotas/SP, respectivamente, na bacia hidrográfica do Alto Jacaré-Guaçu, visando à formação de corredor ecológico entre tais Unidades de Conservação. Para tanto foram avaliados tanto a paisagem atual como três cenários de configuração de conexões florestais a partir do uso de um sistema de informações geográficas e análises numéricas. A análise do cenário atual mostra que a área de estudo é composta por poucos grandes e pequenos fragmentos, somando 115 fragmentos em 3662 hectares de mata nativa, com pequeno déficit de APP‟s. Quanto à conexão das Estações Ecológicas supracitadas ao remanescente florestal entre elas, a estratégia que cumpriu completamente com o objetivo foi a conexão dos maiores fragmentos de cada sub-bacia. A maior eficiência em área total de mata nativa conectada / área total ocupada pelas conexões também foi a estratégia de conexão dos maiores fragmentos de cada sub-bacia. A abordagem de desfragmentação máxima com conexões de até 200 metros de comprimento mostrou a maioria dos fragmentos distam entre eles em média 57 metros. A estratégia de indicação das conexões com base na susceptibilidade à erosão destaca os pontos prioritários à conservação dos solos na área, indicando-as nas áreas de mais alta susceptibilidade à erosão. Por fim, para a implantação de conexões florestais e um corredor ecológico, diversos pontos ainda tem de ser relevados, tendo esse trabalho alguns desses pontos relevantes e diferentes abordagens, exercendo um papel de incentivador a estudos da biodiversidade, em sua conservação e em um manejo racional dos recursos (bens) naturais.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2012-03-28
Número de visitas
1264
Número de downloads
1962
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.