Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Leme, Patrícia Cristina Silva
Duarte, Carla Grigoletto
Título em Português
Inserção da Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior: Um estudo comparativo dos casos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e da Universidade Leuphana de Lüneburg
Palavras-chave em Português
Educação para o desenvolvimento sustentável.
Instituições de Ensino Superior.
Ferramentas de avaliação de sustentabilidade
EESC
Leuphana
Resumo em Português
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a inserção da sustentabilidade na Universidade Leuphana de Lüneburg, Alemanha e a Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP. Como introdução à temática apresentou-se o conceito de “sustentabilidade” e “desenvolvimento sustentável” e a complexa conexão entre “Educação Ambiental” e “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, além da importância das instituições de ensino superior para a sustentabilidade. A comparação entre as universidades foi realizada por meio da investigação do cenário nacional de cada uma delas, do seu histórico relacionado à sustentabilidade e outros tópicos específicos como a assinatura de tratados e/ou declarações internacionais voltadas à EDS, a participação das universidades em associações internacionais, discussão e/ou implementação da Agenda 21 local, a existência de políticas de sustentabilidade e de grupos responsáveis pela temática, as áreas de abordagem da sustentabilidade na IES, a análise das ferramentas de sustetabilidade utilizadas e seus indicadores, os projetos realizados nos campi, questões voltadas à educação e pesquisa, os grupos estudantis extracurriculares voltados ao DS e a comunicação com os atores envolvidos.
Palavras-chave em Inglês
Higher Education for Sustainable Development.
Sustainability Assessment Tools
Institution of Higher Education.
EESC
Leuphana
Resumo em Inglês
This work consists of conducting a comparative analysis of sustainability integration at Leuphana University of Lüneburg and São Carlos School of Engineering EESC/USP. As an introduction to the topic there was a discussion about some basic concepts that are often used but also often misunderstood, as the differece between “sustainability” and “sustainable development” and the complex connection between “Environmental Education” and “Education for Sustainable Development”. In addiction there was an analysis of the important role of higher education in sustainable development. The comparison between universities was carried out investigating the national scenario of each of them, their history of sustainability, and other specific themes such as the signing of international treaties and/or declarations about ESD, the participation in international membership associations, the debate and/or implementation of Local Agenda 21, the existence of sustainability policies and responsible groups for the sustainability, the areas of focus on sustainability in the higher education institutes, the analysis of sustainability tools and indicators used by both universities, the sustainability projects on campuses, the education and research, the extracurricular student organizations focused on sustainable development and the communication with stakeholders.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2015-07-27
Número de visitas
1026
Número de downloads
2580
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.