Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Malheiros, Tadeu Fabricio
Ometto, Aldo Roberto
Amaral, Daniel Capaldo
Título em Português
A integração dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança do trabalho no meio industrial: revisão bibliográfica e estudo de caso
Palavras-chave em Português
Meio ambiente
Saúde
Segurança no trabalho - gerenciamento
Sistema de gestão ambiental
Sistema de gestão de segurança
Eficácia organizacional
Gestão ambiental
Integração
Resumo em Português
As indústrias necessitam hoje de uma filosofia que seja muito clara, objetiva e atuante perante os fatos alarmantes que ocorrem sobre o meio ambiente. Essa filosofia deve ir além dos interesses econômicos, apenas a competitividade, busca pelo espaço no mercado e o lucro já não são mais suficientes. A ética e o bom senso são mais do que necessários para alcançar o desenvolvimento sustentável. Porém para atingir essa meta é importante preocupar-se com um fator substancial, a saúde e a segurança no ambiente de trabalho.O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma ferramenta utilizada pelas empresas para organizar e gerenciar as questões ambientais, nesse mesmo foco surge o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), que procura uma eficácia na relação entre a produção e o corpo de trabalho, preocupando-se em manter as condições mais adequadas dentro do ambiente de trabalho.Essa dissertação mostra como devem ser os procedimentos a serem adotados para que ocorra a introdução e integração desses dois sistemas de gestão, além de averiguar a importância desse tipo de integração e os problemas e dificuldades encontrados na realização do processo. Será apresentado também um estudo de caso pra que haja a melhor compreensão dos resultados a fim de analisá-los e representar suas eficiências. Como resultado, verificouse que as organizações que possuem sistemas de gestão ambiental ou sistemas de gestão de segurança e saúde implementados usufruem de várias vantagens em relação às empresas que ainda não trabalham com esse tipo de segmento e que os impactos sobre o meio ambiente e os acidentes de trabalho são mais bem gerenciados. Constatou-se que é possível a integração desses dois tipos de sistemas devido à semelhança de várias etapas e que quando as empresas trabalham com esses sistemas de forma integrada, acaba sendo mais vantajoso do que implementá-los separadamente, pois há uma diminuição de custos, menor burocracia e melhor funcionamento e eficácia gerencial do sistema.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2010-07-19
Número de visitas
2654
Número de downloads
1474
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.