Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Lima, Elizete Aparecida Checon de Freitas
Picharillo, Caroline
Título em Português
A evolução quantitativa do uso do solo na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar
Palavras-chave em Português
Sensoriamento remoto
Classificação supervisionada
Zona de amortecimento
Uso do solo
Parque Estadual da Serra do Mar
Resumo em Português
Sendo o Parque Estadual da Serra do Mar uma área protegida de grande importância para a conservação da Mata Atlântica, é essencial que as atividades desenvolvidas na sua zona de amortecimento estejam em conformidade com diretrizes que protejam sua biodiversidade e garantam o fornecimento de serviços ecossistêmicos para a população. Assim, utilizando imagens de satélite Landsat e técnicas de classificação supervisionada e manual, foi possível detectar o uso do solo da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar nos anos de 1986, 1996, 2006 e 2016. Identificou-se que a região teve uma expansão considerável dos seus centros urbanos, recuperação da vegetação nativa na região do Vale do Ribeira e o estabelecimento de áreas agrícolas no Vale do Paraíba, mostrando que a evolução do uso do solo não é homogênea na área de estudo.
Título em Inglês
The quantitative changes of the land use in the Serra do Mar State Park
Palavras-chave em Inglês
Remote sensing
Supervised classification
Buffer zone
Land use
Serra do Mar State Park
Resumo em Inglês
As the Serra do Mar State Park has a great relevance to the Atlantic Rainforest, it is essential for the activities undergoing on its buffer zone to be in conformity with guidelines that protect the biodiversity and ensure ecosystem services to the population. Thus, with a combination of Landsat satellite images and supervised and manual classification techniques, it was possible to detect land use changes in the Serra do Mar State Park’s buffer zone during the years of 1986, 1996, 2006 and 2016. It was identified that the region had a considerable expansion of its urban centers, recovery of the native vegetation in the Ribeira Valley and the establishment of agricultural areas in the Paraíba Valley, showing that the land use evolution in the study area is not homogeneous.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
 
Data de Publicação
2019-04-17
Número de visitas
526
Número de downloads
181
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.