Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Leme, Patrícia Cristina Silva
Moreira, Rodrigo Martins
Título em Português
Benchmarking de sustentabilidade em instituições de ensino superior
Palavras-chave em Português
Sustentabilidade
Benchmarking
Ranking
Universidades
Resumo em Português
A sustentabilidade é um tema cada vez mais presente nas agendas internacionais. Através da sua prática e desenvolvimento, muitos problemas atuais e futuros podem ser evitados. O foco deste trabalho é a comparação das áreas principais dentro da esfera de sustentabilidade, considerado os melhores programas e/ou políticas, que podem ser adaptados e realizados em outra instituição, sem diminuir seu nível de excelência. Para uma compreensão inicial da dimensão de avaliação de sustentabilidade nas universidades são pesquisados os rankings internacionais, sendo dois escolhidos por sua relevância internacional: GreenMetric (Indonésia) e STARS (EUA). A partir da análise dos rankings, são listados os programas e políticas desenvolvidos por universidades do mundo todo, com seus respectivos níveis de importância, considerando diversos indicadores que envolvem a sustentabilidade. A partir dessa pesquisa, pode-se realizar um processo chamado benchmarking, que compara os projetos de uma determinada universidade com as melhores práticas já existentes em outras universidades. Para o estudo de caso foram selecionadas as primeiras colocadas de cada. Os rankings avaliadores por sua vez, também devem ser analisados, pois estão sujeitos a variações e até erros, devido à sua grande abrangência e à dificuldade de padronização na avaliação de projetos. Admite-se a extrema diversidade existente entre as universidades, assim como suas diferentes propostas e contextos, que podem gerar resultados discrepantes dentro das metodologias. As universidades têm uma posição privilegiada para ajudar a desenvolver um consenso em áreas-chave para a ação. Isso inclui conceitos como os pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental; a padronização das construções sustentáveis e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Através da pesquisa científica e discussão pública, as Instituições de Ensino Superior do mundo inteiro devem se comprometer em manter uma agenda sustentável aliada a projetos inovadores.
Palavras-chave em Inglês
Sustainability
Benchmarking
Ranking
Universities
Resumo em Inglês
Sustainability is an increasingly present theme in international agendas. Through its practice and development, many current and future problems can be avoided. The focus of this work is the comparison of the main areas within the sustainability sphere, considering the best programs and / or policies, which can be adapted and performed at another institution without diminishing its level of excellence. For an initial understanding of the scale of sustainability assessment in universities, international rankings are researched, being two, chosen for their international relevance: GreenMetric (Indonesia) and STARS (USA). From the analysis of the rankings, the programs and policies developed by universities around the world are listed, with their respective levels of importance, considering several indicators involving sustainability. From this research, we can perform a process called benchmarking, comparing projects of a particular university with the best existing practices at other universities. For the case study were selected the first placed of each ranking. Evaluation rankings in turn, should also be analyzed, as they are subject to variations and to errors due to its wide coverage and the difficulty of standardization in project evaluation. It is assumed the extreme diversity between universities, as well as its different proposals and contexts, which can generate conflicting results within methodologies. Universities have a privileged position to help develop a consensus on key areas for action. This includes concepts such as the pillars of sustainability: economic, social and environmental; the standardization of sustainable buildings and Education for Sustainable Development. Through scientific and public discussion research, higher education institutions around the world must be committed to maintaining a sustainable agenda combined with innovative designs.
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Data de Publicação
2016-02-11
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