Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da
Iritani, Diego Rodrigues
Título em Português
Como as escolas de pensamento embasam a Economia Circular?
Palavras-chave em Português
Economia Circular
RBS
Fundamentos
Escolas de pensamento
Resumo em Português
Economia Circular é um conceito transdisciplinar e recente, que envolve mudanças de paradigmas políticos, sociais e econômicos, focados na efetividade sistêmica e colaboração entre os atores deste modelo. Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, utilizando a base de dados Web of Science, investigou-se as relações teóricas e empíricas da Economia Circular e suas escolas de pensamento, com análises qualitativas e quantitativas das mais relevantes produções científicas no tema. A partir dos artigos catalogados, identificou-se as principais escolas de pensamento na construção e implementação da Economia Circular, destacando a importância da Ecologia Industrial, Cradle to Cradle e Performance Economy. A deficiência de integração dos conceitos levantados pelo modelo circular e abordagens simplificadas de ferramentas e metodologias que levam a circularidade também são ressaltadas. Os estudos de caso no tema seguem um padrão de distribuição territorial voltado aos países europeus e China, reforçam uma atuação no ciclo técnico, fluxo de materiais, resíduos sólidos e efluentes industriais. E, por fim, o estudo destaca a necessidade de cooperação entre cientistas de diferentes linhas de pesquisa e áreas de atuação, assim como entre organizações e tomadores de decisão, identificando oportunidades referentes a transdisciplinaridade do tema e aplicação dos conceitos da Economia Circular.
Título em Inglês
How do schools of thought support the Circular Economy?
Palavras-chave em Inglês
Systematic literature review
Circular economy
Fundaments
Schools of thought
Resumo em Inglês
Circular Economy is a recent and transdisciplinary concept, involving shifts on political, social and economic paradigms, focused on the systemic effectiveness and collaboration among the stakeholders of this model. Through a Systematic Literature Review, using the database ‘Web of Science’, the theoretical and empirical relations of the Circular Economy and its schools of thought were investigated, with qualitative and quantitative analyses of the most relevant scientific publications in the theme. From the articles catalogued, the main schools of thought in the construction and implementation of the Circular Economy were identified, highlighting the importance of Industrial Ecology, Cradle to Cradle and Performance Economy. The deficiency on integrating the concepts raised by the circular model and shallow approaches of tools and methodologies that lead to circularity are also emphasised. The case studies in the theme follow a pattern of territorial distribution directed to European countries and China, reinforce a performance in the technical cycle, materials’ flow, and industrial waste and effluents. Finally, the study stresses the need for cooperation between scientists from different research areas, as well as between organizations and decision makers, identifying opportunities related to the transdisciplinary of the theme and application of the concepts of the Circular Economy.
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Data de Publicação
2018-02-08
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