Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espindola, Evaldo Luiz Gaeta
Moreira, Raquel Aparecida
Título em Português
Contribuições para a formação de educadoras (ES) ambientais populares segundo a experiência no curso “Água, sociedade e natureza"
Palavras-chave em Português
Educação ambiental
Intervenções educacionais
Educação popular
Resumo em Português
Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do curso “Água, Sociedade e Natureza: olhares sobre os recursos hídricos de Ribeirão Preto e região”, no estado de São Paulo, e analisar as suas contribuições para a formação de educadoras(es) ambientais populares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a observação participante e a análise das avaliações preenchidas pelas(os) cursistas durante a formação. Baseado no Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais, foi voltado a moradores de bairros situados sobre a área de recarga do Aquífero Guarani no município de Ribeirão Preto e teve como principais referenciais teóricos a pedagogia da Práxis e a educação ambiental (EA) crítica e emancipatória. Com metodologia teórico-prática, teve duração de seis meses e carga horária de 96h, incluindo treze aulas quinzenais e atividades à distância, cujo propósito foi a realização de intervenções educacionais. Foram realizados seis projetos em EA e água pelas(os) 21 cursistas, que em seus projetos envolveram ao menos outras(os) 190 moradoras(es) de oito bairros diferentes. Por meio do curso foram criadas oportunidades para a participação cidadã e protagonista das(os) educandas(os) e de comunitárias(os) em prol do ambiente, sendo observada uma interação muito significativa entre participantes e o estímulo ao pertencimento das(os) moradores com seus bairros. A preocupação com uma prática educadora dialógica que, além de estimular a atuação crítica, valorize diferentes saberes, promova a autonomia das(os) educandas(os) e sua autogestão, muito provavelmente contribuiu para o empoderamento das(os) cursistas enquanto agentes transformadores e multiplicadores. Demonstrou também a importância de políticas públicas que estimulem estes processos.
Palavras-chave em Inglês
Environmental education
Educational interventions
Popular education
PalavraChave4
Resumo em Inglês
This paper aims to report the experience on the “Water, Society and Nature Course: viewing on the water resources of Ribeirão Preto and region”, in the state of São Paulo, and analyze its contribuition for the formation of popular environmental educators. The methodology used was the bibliographical research, the participant observation and the analysis of the evaluations completed by the trainees during the training. Based on the National Training Program for Environmental Educators, it was aimed at residents of neighborhoods located above the Guarani aquifer recharge area, in the city of Ribeirão Preto, and had as its main theoretical references the pedagogy of Práxis and the critical and emancipatory environmental education (EE). With a theoretical-practical methodology, it lasted six months and had a workload of 96 hours, including thirteen biweekly classes and distance activities, whose purpose was to carry out educational interventions. Six projects in EE and water were carried out by the 21 trainees, who in their projects involved at least 190 other residents from eight different neighborhoods. The course created opportunities for civic and protagonist participation of the learners and community members in favor of the environment, being noticed a very significant interaction between the participants and also the motivation for the connection of residents with their neighborhoods. The concern with a dialogical educative practice, that besides stimulating critical action, values different knowledge, promotes the autonomy of the students and their self-management, most probably contributed to the learners empowerment as transforming agents and multipliers. It also showed the importance of public policies that stimulate these processes.
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Data de Publicação
2019-05-20
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