Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Espindola, Evaldo Luiz Gaeta
Pereira, Maressa Pomaro Casali
Título em Português
O direito à vida como valor central na educação ambiental: impactos socioambientais da indústria animal e possibilidades de transformação a partir de uma educação ambiental não-especista
Palavras-chave em Português
Educação ambiental
Ética animal
Ecocentrismo
Indústria da carne
Práticas transformadoras
Resumo em Português
A presente monografia se constitui de uma revisão bibliográfica sobre a crise ambiental do antropoceno, em relação aos paradigmas éticos que fizeram e fazem com que a espécie humana negue o direito à vida, à liberdade e à dignidade aos animais não humanos, tratando-os como meros recursos para nossa alimentação e outros fins; sobre os principais impactos ambientais da indústria da carne no Brasil e no mundo; sobre o histórico da educação ambiental crítica brasileira; e sobre algumas abordagens e práticas transformadoras em educação ambiental que podem incorporar o direito à vida, em uma perspectiva ecocêntrica e não-especista, para uma transição societária mais ética e sustentável, livre de qualquer forma de exploração animal.
Título em Inglês
The right to life as a central value in environmental education: socio-environmental impacts of the animal industry and possibilities for transformation from a non-speciesist environmental education
Palavras-chave em Inglês
Environmental Education
Animal ethics
Ecocentrism
Meat industry
Transformative approaches
Resumo em Inglês
This monograph consists of a bibliographical review of the environmental crisis of the Anthropocene, in relation to the ethical paradigms that makes and have made the human species deny the right to life, freedom and dignity to nonhuman animals, treating them as mere resources for our food and other purposes; of the main environmental impacts of the meat industry in Brazil and around the world; of the history of brazilian critical environmental education; and of some transformative approaches and practices in environmental education that can incorporate the right to life, from an ecocentric and non-speciesist perspective, to a more ethical and sustainable societal transition, free from any form of animal exploitation.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome(s) do(s) autor(es) do trabalho.
Beco_Lucas_tce.pdf (895.44 Kbytes)
 
Data de Publicação
2019-05-20
Número de visitas
493
Número de downloads
430
Copyright © 2010 Biblioteca Digital de Trabalhos Acadêmicos da USP. Todos os direitos reservados.