Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Nakamura, Ricardo (Presidente)
Goldchmit, Sara Miriam
Dantas, Denise
Título em Português
Mulheres na história: design de jogo de cartas com foco narrativo e temático sobre mulheres apagadas na história.
Palavras-chave em Português
Jogos
Design
Feminismo
Mulheres (História)
Resumo em Português
As mulheres sempre foram apagadas ou esquecidas pela história, escrita majoritariamente por homens. Para mudar essa realidade, é fundamental divulgar quem foram estas mulheres, suas histórias e importância para a sociedade. Utilizando este contexto como inspiração, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo enfatizar a história destas mulheres, apresentando-as e revivendo suas histórias através de um jogo de tabuleiro. Tendo em vista que jogos são poderosas ferramentas narrativas, este projeto trata-se de uma experimentação entre uma temática histórica, baseada em fatos já ocorridos, e todo o processo de desenvolvimento de jogos de tabuleiro. Esta forma, serão abordadas todas as fases de desenvolvimento de um jogo, como pesquisa, prospecção de ideias, prototipagem, iteração, interface e projeto gráfico. Apresentando-se como um trabalho experimental, a etapa conclusiva deste caderno contém uma análise dos resultados obtidos
Título em Inglês
Women in history: a card game design project focusing on narrative about women in history who have been erased from history.
Resumo em Inglês
Women have always been erased from or forgotten by history mostly because it was written by men. It is important to note who these women and what their stories were to understand their importance in society. In my thesis I aimed to emphasize the history of these women by presenting their stories through an engaging board game. Given that games are powerful narrative tools, this project is about experimenting between a historical theme — based on facts that have already occurred — and the entire process of creating a board game. All the stages of developing a game such as research, prospecting ideas, prototyping, iteration, UX and design are discussed and analyzed within this project.
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Data de Publicação
2017-09-22
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