Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Rodrigues, Luciano (Presidente)
Careta, Catarina Barbosa
Título em Português
Estratégias ótimas de comercialização para um grupo de usinas produtoras de açúcar e de etanol: uma análise utilizando o método de programação linear
Palavras-chave em Português
Setor Sucroenergético
Estratégias de Comercialização
Modelo Matemático
Resumo em Português
O setor sucroenergético se configura como um dos pilares do agronegócio brasileiro, apresentando relevante participação no PIB nacional e na geração de divisas nos últimos anos. A cadeia desse setor se inicia com a produção da cana de açúcar, seguida pelo seu processamento em diversos produtos, com destaque para o açúcar, etanol anidro e etanol hidratado. Os agentes responsáveis pelo processamento da commoditie são as usinas, as quais tem como principal objetivo maximizar os seus lucros no final do seu ano-safra, decidindo o quanto produzir, o quanto e quando vender, e o quanto armazenar de cada um dos itens do seu mix de produção. Essa decisão está sujeita à um grande número de variáveis do ambiente, o que a torna complexa e demanda ao auxílio de ferramentas para auxiliar na tomada de decisão por parte desses agentes. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um modelo matemático que indique qual os níveis de produção, vendas e estoques ótimos que maximizem o caixa ao final das safras 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018 para um Grupo formado por três usinas, sendo uma situada no município de Ribeirão Preto (SP), outra no município de Coruripe (AL) e outra /no município de Quirinópolis (GO). Foram definidas as estratégias ótimas de comercialização levando em consideração um cenário base, com as três usinas podendo realizar transferências entre si. Esse cenário base foi comparado com três cenários distintos, sendo: (i) com as três usinas não podendo realizar transferências entre si, (ii) com a vigência da Política Nacional dos Biocombustíveis e (iii) com o aumento no custo oportunidade do capital. Por fim, foram comparados e analisados os fluxos de caixa ao final de cada ano-safra em cada um dos quatro cenários.
Título em Inglês
Optimum marketing strategies for a group of sugar and ethanol plants: an analysis using the linear programming method
Palavras-chave em Inglês
Sucroenergetic Sector
Marketing Strategies
Mathematical Model
Resumo em Inglês
The sugarcane market is one of the pillars of Brazilian agribusiness, with a significant participation in the national GDP and the generation of foreign exchange in the last decade. The chain of this market begins with the production of sugar cane, followed by its processing in several products, especially sugar, anhydrous ethanol and hydrated ethanol. The agents responsible for the processing of the commodity are the mills, whose main objective is to maximize their profits at the end of their harvest year, deciding how much to produce, how much and when to sell, and how much to store of each of their production mix. This decision is subject to a large number of environmental variables, which makes it complex and requires the help of tools to support decision making by these agents. The objective of this work was to develop a mathematical model that indicates the levels of production, sales and optimum inventories that maximize the cash flow at the end of the 2015/2016, 2016/2017 and 2017/2018 harvests for a group of three mills, one located in the city of Ribeirão Preto (SP), another in the city of Coruripe (AL) and another in the city of Quirinópolis (GO). The optimal marketing strategies were defined taking into account a base scenario, with the three mills being able to carry out transfers between them. This base scenario was compared to three different scenarios: (i) with the three plants not being able to make transfers among themselves, (ii) with the validity of the National Biofuels Policy and (iii) with the increase in the opportunity cost of capital. Finally, cash flows were compared and analysed at the end of each crop year in each of the four scenarios.
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Data de Publicação
2018-12-18
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