Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Spers, Eduardo Eugenio
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
Título em Português
As estratégias de comunicação na pós-graduação lato sensu.
Palavras-chave em Português
Comunicação
Pós-graduação
Lato sensu
MBA
Resumo em Português
Os constantes avanços tecnológicos e a velocidade da informação estão
desenvolvendo cenários mercadológicos cada vez mais competitivos. A sobrevivência
da organização depende de seus diferenciais e características singulares. Visto como
uma oportunidade na área de educação executiva, esse cenário tem levado ao
aumento do número de cursos de Master Business Administration no país,
estimulados pelo baixo rigor normativo e pela possibilidade de realização em
ambientes de ensino virtuais. O presente trabalho objetivou, de forma geral, identificar
as estratégias de comunicação na pós-graduação lato sensu, e, especificamente, os
atributos e o discurso utilizado na captação de alunos pelas Instituições de Ensino
Superior. Para tal, foi realizada uma abordagem qualitativa baseada em uma pesquisa
documental e na análise do discurso francesa, através da consulta a websites das
próprias instituições de ensino e anúncios em jornais e revistas de grande circulação.
As instituições abordadas neste estudo foram Fundação Getulio Vargas, Insper,
Fundação Vanzolini, Fundação Dom Cabral, ESPM, Ibmec, Fia, Fundace e Pecege.
Observou-se, como estratégia de comunicação, a busca por identificação entre as
instituições e os alunos, valorização da certificação, no caso dos cursos certificados
por instituições públicas, e tradição na educação executivo ou da acreditação, nas
demais. O ponto principal da análise do discurso é o sucesso pessoal como objetivo
da realização do curso, mostrada através da valorização da família, da mulher, das
relações humanas e do bem-estar pessoal, objetivos de vida alcançados com
crescimento profissional através da realização do MBA.
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Data de Publicação
2017-01-04
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