Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Spers, Eduardo Eugenio
Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
Título em Português
As estratégias de comunicação na pós-graduação lato sensu.
Palavras-chave em Português
Comunicação
Pós-graduação
Lato sensu
MBA
Resumo em Português
Os constantes avanços tecnológicos e a velocidade da informação estão desenvolvendo cenários mercadológicos cada vez mais competitivos. A sobrevivência da organização depende de seus diferenciais e características singulares. Visto como uma oportunidade na área de educação executiva, esse cenário tem levado ao aumento do número de cursos de Master Business Administration no país, estimulados pelo baixo rigor normativo e pela possibilidade de realização em ambientes de ensino virtuais. O presente trabalho objetivou, de forma geral, identificar as estratégias de comunicação na pós-graduação lato sensu, e, especificamente, os atributos e o discurso utilizado na captação de alunos pelas Instituições de Ensino Superior. Para tal, foi realizada uma abordagem qualitativa baseada em uma pesquisa documental e na análise do discurso francesa, através da consulta a websites das próprias instituições de ensino e anúncios em jornais e revistas de grande circulação. As instituições abordadas neste estudo foram Fundação Getulio Vargas, Insper, Fundação Vanzolini, Fundação Dom Cabral, ESPM, Ibmec, Fia, Fundace e Pecege. Observou-se, como estratégia de comunicação, a busca por identificação entre as instituições e os alunos, valorização da certificação, no caso dos cursos certificados por instituições públicas, e tradição na educação executivo ou da acreditação, nas demais. O ponto principal da análise do discurso é o sucesso pessoal como objetivo da realização do curso, mostrada através da valorização da família, da mulher, das relações humanas e do bem-estar pessoal, objetivos de vida alcançados com crescimento profissional através da realização do MBA.
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Data de Publicação
2017-01-04
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