Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Molina, Silvia Maria Guerra (Presidente)
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado
Borges, Diones Antonio
Título em Português
Gestão Ambiental e Ética
Palavras-chave em Português
gestores ambientais
ética da responsabilidade
interdisciplinaridade
grade curricular
projeto político pedagógico
ESALQ
campus
Resumo em Português
Gestão Ambiental e Ética. Ambas estão na história da humanidade desde tempos distantes. A última há muito mais tempo do que a primeira, mas isso não torna uma mais importante do que a outra. Sua relação é íntima, e com benefícios mútuos de aplicação, principalmente na contemporaneidade, porque a mesma característica de interdisciplinaridade que cada uma possui, as une por definição quando de seus empregos na prática. Em analogia com áreas do conhecimento como o Direito, a Filosofia, entre outras, a presença do componente ético possui um papel importante de composição e execução nas realizações profissionais da novíssima atividade administrativa ambiental. O presente estudo é feito para promover uma compreensão mais profunda sobre as inter-relações e vínculos entre ambas as áreas do conhecimento. Isso porque desde a criação da formação profissional em gestão do ambiente, aspectos da reflexão sobre as ações (ética) estão contidos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, inclusive buscando informações no Projeto Político Pedagógico elaborado na construção do curso de Gestão Ambiental para o campus ESALQ, e na análise da grade curricular obrigatória oferecida durante o mesmo curso. Estudos de definição da profissão bem como da área de estudos filosófica a que se pretende interligar, e da obra “O Princípio Responsabilidade”, com a Ética da Responsabilidade de Hans Jonas complementam o panorama criado para gerar as conclusões. A característica do curso demonstra claramente a associação com a ética, a moral, e suas aplicações práticas. Entretanto, as análises das disciplinas, ainda indicaram uma deficiência no efetivo oferecimento de conteúdos nesse sentido. Por outro lado, a reflexão sobre a obra literária filosófica mostrou sua relação com o conceito de desenvolvimento sustentável, tão presente na graduação dos gestores ambientais. Uma ponte entre os dois escopos de conhecimento realmente existe e, cada vez mais, ela é necessária para se trabalhar em situações nas quais se deve buscar, identificar, compreender e se relacionar com diferentes valores morais envolvidos nas atividades realizadas pelo profissional
Título em Inglês
Environmental Management and Ethics
Palavras-chave em Inglês
environmental managers
Ethics of responsibility
interdisciplinary
Curricular grade
Political pedagogical project
ESALQ
campus
Resumo em Inglês
Environmental and Ethics. Both have existed in human history for a long time. Ethics is older than Environmental management, but this makes no one more important than the other. Their relation is very close, with mutual benefit in applications, mostly nowadays, because the same characteristic of interdisciplinary that they possess, holds them together both conceptually as in practice. In analogy with areas of knowledge as Philosophy and Law, among others, the presence of the ethic component is essential to the professional realization of the new activities related to environmental management. This present study is made to promote deeper understanding about the inter-relations and bonds between both these knowledge areas. This because, since its creation, environmental management has ethics principles rooted in their foundations. Bibliographic and documental research were made, including searching information in the Political Pedagogical Program used to create the undergraduate course in the ESALQ campus of University of São Paulo as well its curricular grade. For the conclusion was used information such the environmental management professional definition, the related philosophical study field, the book “O Princípio Responsabilidade” and the Jonas Hans´s concepts of Ethics of Responsibility. The course characteristic clearly demonstrates the association between ethic, morality and their practical applications. However, the analyses of the disciplines show some deficiency in the effective offering of the ethic content. In contrast, the reflection on the philosophical literary work showed its relation with the concept of sustainable development, so present in the graduation of environmental managers. There is a bridge between the two spectrums of knowledge, even more, it is necessary to work in situations where have to search identify, understand, comprehend e relate the different activities’ moral values. This type of reflection accomplished, allows the realization of other activities that come from this conclusion, even from the others subjects not addressed that are offered in the campus
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Data de Publicação
2018-07-19
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