Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo (Presidente)
Cavalcanti, Cintia Münch
Molina, Silvia Maria Guerra
Título em Português
Águas, relações simbólicas, de exploração e a reapropriação social da natureza: Um estudo de caso do projeto “Eu, rio”
Palavras-chave em Português
Água
Simbologia
Bacia do Rio Tietê
Crise ambiental
Saberes ambientais
Matriz pedagógica
Resumo em Português
As águas, os rios contam a história da paisagem ao seu redor. A bacia hidrográfica do rio Tietê já apresentou majestosos rios, matas e diferentes povos tradicionais. Hoje em dia é a bacia mais desenvolvida economicamente e também a mais poluída do país, consequência de uma longa jornada de modificação da racionalidade das sociedades que vivem neste local. As crises ambientais e hídricas atuais do estado de São Paulo são fruto das mudanças econômicas e socioculturais. Este trabalho buscou analisar como essa mudança atingiu a paisagem dos rios e a relação das sociedades com as águas. Assim, partindo da concepção simbólica dos povos primitivos, foi feita uma trajetória histórica do processo de mudança da bacia do rio Tietê, representada na qualidade de suas águas, tomando como estudo de caso o projeto “Eu rio”, que utiliza a água como matriz pedagógica para atividades de Educação Ambiental que visam a construção de saberes ambientais que lidem com as complexas questões ambientais e hídricas atuais
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Data de Publicação
2019-01-15
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382
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