Trabalho de Conclusão de Curso
Documento
Autoria
Unidade da USP
Data de Apresentação
Orientador
Banca
Sarries, Gabriel Adrian (Presidente)
Magro, Teresa Cristina
Molina, Silvia Maria Guerra
Título em Português
Percepção ambiental dos estudantes do oitavo ano dos colégios: Mello Ayres, SESI-165 e Waldorf Novalis na cidade de Piracicaba – SP
Palavras-chave em Português
Percepção ambiental
Psicologia ambiental
Mídias digitais
Ambiente escolar
Resumo em Português
Este estudo buscou conhecer e analisar de forma quantitativa e qualitativa as percepções ambientais dos estudantes do oitavo ano dos colégios: Mello Ayres, SESI-165 e Waldorf Novalis, em Piracicaba – SP, assim como identificar os fatores que podem influenciar na percepção adquirida por eles. Para tanto, os métodos utilizados foram: aplicação de questionário, mesclando questões de múltipla escolha e questões abertas, possibilitando maior desenvolvimento das respostas pelos estudantes e análise de alguns dados obtidos utilizando o software SAS (Statistical Analysis System). Com os resultados obtidos, foi possível realizar algumas considerações: tanto o ambiente escolar quanto atividades de cunho ambiental propostas pelos colégios podem influenciar na percepção dos estudantes; o tempo (excessivo) em que os adolescentes permanecem conectados às mídias digitais dificulta as vivências práticas em meio à natureza que estimulem sensações e sentimentos de pertencimento e conexão do indivíduo com a natureza. O estudo da percepção ambiental pode servir como uma ferramenta para diagnóstico que possibilite e auxilie o planejamento e elaboração de projetos, políticas públicas e ações em prol da conscientização ambiental
Título em Inglês
Environmental perception of students from eighth year in schools: Mello Ayres, SESI-165 and Waldorf Novalis in the city of Piracicaba – SP
Palavras-chave em Inglês
Environmental perception
Environmental psychology
Digital media
School environment
Resumo em Inglês
The purpose of this study was to know and analyze quantitatively and qualitatively the environmental perception of students from eighth year in schools: Mello Ayres, SESI-165 and Waldorf Novales, at Piracicaba-SP, as well as identify the factors that could influence in perception acquired by them. Therefore, the methods used were a questionnaire, merging multiple choice questions and open questions, enabling further development of responses by students and analyzing some data using SAS software (Statistical Analysis System). With the results obtained, it was possible to make some considerations: both the school ambience as environmental activities proposed by schools can influence in perception of students; time (excessive) that teenagers remain connected to the digital media prevents them from practices in nature which stimulate sensations and feelings of belonging and individual connection with nature. The study of environmental perception can serve as a tool for diagnosis that enables and assists the planning and preparation of projects, policies and actions for environmental awareness
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Data de Publicação
2016-03-04
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